quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Crítica.

Odeio críticas sem sentido. Odeio! Não percebo como se pode criticar por criticar, de forma destrutiva e sem qualquer complexo ou noção de ridículo. E digo isto de forma geral, pois aplica-se a tudo na vida. Há filmes que eu adorei que são verdadeiramente odiados pela crítica, há bandas que adoro que nem têm tempo de antena nas rádios e que são bem melhores que... errr... algumas. Anyway! Moving on! (lol)

Já repararam como quase todos os vídeos do YouTube têm piadinhas sobre a quantidade de dislikes que o vídeo tem? Coisas tipo: 67 pessoas têm o monitor virado ao contrário! 67 pessoas são 'inserir nome ofensivo'! 67 pessoas precisam de psicólogo! É suposto comentar as músicas, não os dislikes!

Num grupo de amigos também acontece por vezes um deles querer uma segunda opinião. Seja em relação ao que seja! E há sempre o gajo que corta na coisa mas que não sabe como melhorar essa mesma coisa. Isso é deitar a pessoa abaixo, completamente.

Porque o problema é sempre o mesmo: nós temos a tendência de querer agradar a toda a gente! Toda a gente! Quando há uma opinião menos boa acabamos obcecados com ela e nem ligamos às dezenas, centenas ou milhares de pessoas que gostaram, adoraram e amaram a tal 'coisa'. Eu sou uma pessoa racional e mesmo às vezes não percebo alguns dislikes a trabalhos que faço. Já fiz páginas web para amigos ou como trabalho, e fiz algumas que sinceramente nem consegui assinar o footer com o meu nome real e meti Kenny, porque o desenho da página, na minha opinião, era simplesmente horrível! Eu nessas alturas tento construtivamente encontrar soluções que eu ache atraentes e o cliente goste, o problema é que por vezes o cliente quer exactamente aquilo. lol.

Crítica é uma palavra depreciativa. Já repararam? Sempre que se fala em crítica é logo pressuposto algo mau!

Eu não quero criticar, mas estes tons pastel com este rosa choque não ficam grande coisa com o teu banner verde fluorescente!

Isso é uma crítica, não é destrutiva, porque suponho que é dita com tacto, mas seguramente é uma crítica. Uma crítica é uma avaliação externa, que ou se leva a sério ou não, ou se ouve ou não, mas que geralmente deve ser tomada em conta.

Eu costumo levar as opiniões de quem me lê a sério, quando coloco uma sondagem na barra lateral a perguntar algo eu sou mesmo capaz de alterar a minha própria opinião em relação a algo. Quando mudo a cara a algum blog, ou quando tenho um blog novo, pergunto sempre aos leitores o que acham do desenho, se é feio ou bonito e bla bla bla, e claro que há sempre inconformados! Há sempre quem diga que não por dizer, e nunca vamos ter um argumento com quem vota, pois o voto é anónimo e, muitas vezes, nada imparcial. 

Quem me acompanha sabe que estou a desenvolver um jogo, para o qual já tenho pedaços do mapa, imensos modelos e grandes pedaços de estória (baseados em factos históricos!). O meu grande amigo Albicastelhano já tentou inúmeras vezes levar-me a colocar esses dados no blog, partilhar com o mundo modelos inacabados e mapas que não passam ainda de pontinhos no meio do nada... Imaginem que partilho isso com o mundo e aparecem mais de 2 cromos a cortar! Eu, que ando sem tempo, abandonava logo isto (durante uns meses), que tem para aí já dois anos de desenvolvimento.

Lembrei-me disso devido a isto: um blog - The Bottom Feeder - de um gajo que desenvolve Indie Games (produção 'amadora' de jogos), e que escreveu um artigo engraçado sobre a razão pela qual ele não vagueia pelos fóruns dos seus jogos. lol.

Mas eu adoro críticas construtivas e novas ideias. Odeio a crítica destrutiva sem sentido e quase sempre anónima. O anonimato de resto costuma multiplicar a estupidez do comentário...

Críticas, anyone?
Kenny

2 comentários:

Albicastelhano disse...

Só devemos aceitar criticas de quem é melhor que nós.
Por isso para os outros "Os cães ladram e a caravana passa"

Kenny disse...

Mas crítica não implica algo mau. Dizer 'És um fixe' é uma crítica. lol. :)