sábado, 1 de janeiro de 2011

Coisas de Ano Novo

Cada vez que o ano termina as pessoas tendem a criar novas expectativas para o novo ano. 'Agora é que é', 'Este ano é que o Sporting dura até ao Natal', 'Vou finalmente fazer não-sei-o-quê', 'É este ano que termino algo', tudo isto são frases ouvidas, porque 'este ano é que é!'. 

Na verdade um ano novo começa porque o calendário assim o diz, não há razão alguma para que esta seja uma data especial. É o primeiro dia do ano, mas não é o primeiro dia do ano fiscal, ou o primeiro dia da época desportiva, ou o primeiro dia segundo outros calendários (chinês, por exemplo, começa em Fevereiro). O calendário foi feito por nós, de forma a contar as voltas que a Terra já deu ao Sol, para podermos contabilizar a história da nossa civilização. E o calendário já foi revisto inúmeras vezes! Então porque é que celebramos o novo ano com tanta felicidade? 

A ideia geralmente é porque deixamos outro ano para trás, um ano que nunca corre suficientemente bem e que queremos ver pelas costas, criando desde logo expectativas - quase sempre inatingíveis - para o ano que vai começar, esperando fazer aquilo que nunca temos tempo ou paciência para fazer. Esperando que a sorte mude, que os nossos bolsos se encham de dinheiro enquanto vemos televisão e que a saúde à qual não ligamos se revigore de forma mágica. Not going to happen! :)

O problema deste tipo de expectativas parte logo da premissa 'deixar o ano para trás'. Há sempre algo que fica doutros anos, não é por terminar o ano, que podemos ter um novo começo. O trabalho ou escola ainda lá vão estar, tal como no ano passado, as pessoas que conhecemos ainda lá estarão, e os projectos em que estamos envolvidos também esperam por nós, pela nossa dedicação e energia. E família? A família está sempre connosco, acho que aí nada muda nunca, esperamos nós! 

Há alturas no ano em que eu me posso dar ao luxo de recomeçar de novo, de partir quase do zero e refazer várias vertentes da minha vida. Tudo tem o seu tempo, mas não é certamente no ano novo. O ano novo é altura de análise e reflexão, sim, mas não de refazer o que quer que seja. E isto não quer dizer que não tenha objectivos para o ano novo, claro que tenho, mas eram objectivos que já trazia comigo anteriormente. Não é assim que devia ser? No novo ano parece que toda a gente quer reconstruir uma vida nos dias seguintes! Uma vida constrói-se dia-a-dia, com dedicação, esforço e trabalho (e como somos portugueses muita improvisação!).

My Naked Guitar, with two... errr... missing strings! =x
Eu nos próximos dias vou comprar cordas para a minha guitarra, já o devia ter feito na semana passada, mas não tive tempo. E não tenho mais nada de importante a alterar ou fazer de diferente, só quero continuar na mesma linha, construindo assim uma vida.

Happy new year,
Kenny.

2 comentários:

Bugs disse...

eu cá prefiro pensar ano novo, vida nova :D e mais do que pensar, prefiro fazer por isso :P

Respeito a tua filosfia de vida :P:P

Kenny disse...

É impossível recomeçar do zero durante o Ano Novo... acredito que seja possível começar algo, mas reconstruir tudo... talvez no Verão. :p