sábado, 26 de fevereiro de 2011

Geração Parva

Depois da geração X, da geração Coca-cola, da geração Rasca e da geração Nem-Nem parece que chegámos à geração Parva. Eu não sei bem a que geração pertenço, mas os artigos de opinião que popularizam estes termos deveriam pensar bem no que escrevem.

Cada vez mais temos estágios em que nem ajudas de custo são recebidas - trabalho escravo portanto - mas que conseguem sempre pessoal competente porque a geração Parva é parva o suficiente para aceitar trabalhar grátis, na esperança de aumentar o currículo e poder eventualmente arranjar um trabalho. É que nem digo emprego, digo trabalho, porque emprego é só para os tipos da geração de 60's que entraram para o mercado de trabalho numa altura perfeita e que agora agarram os seus contratos quase vitalícios com um sorriso quando provavelmente existem pessoas mais capazes no desemprego, num call-center ou a limpar 'algo'. Toda a gente conhece pessoas licenciadas no desemprego ou em trabalhos para os quais têm qualificações a mais.

Portugal sempre foi o país do desenrasca, é algo histórico, sempre nos safámos à última recorrendo ao que conseguíamos inventar à pressão. Como um amigo meu especialista em política e economia me disse à uns tempos:

À cerca de 10 anos uma empresa estrangeira fez uma avaliação ao estado do país, considerando as políticas económicas, e não conseguiram perceber como o país subsistia considerando a terrível política orçamental. A conclusão foi: improvisação extrema. 

E Portugal improvisa. Para isso se inventaram os recibos verdes, que para além de serem anti-constitucionais, são usados e abusados e retiram mais de 40% dos rendimentos a quem os recebe. E depois há o trabalho precário, falo de situações em que se trabalha em condições complicadas e em que, por exemplo, se despedem os trabalhadores sempre no mês anterior a terem, por lei, de ficar efectivos... para no mês seguinte os recontratar. Isto é feito aos olhos de todos, mas não devia ser permitido ou aturado!

Mas tudo começa com o problema da educação que tratei num post anterior. A educação não está a educar. E como exemplo posso dar esta entrevista-tipo feita a quem quer entrar numa empresa da área informática (para programar, neste caso), na escola onde estou menos de 5% dos finalistas seriam capazes de responder a um par de perguntas, nem digo metade, mas um par de perguntas! Mas nem vou elaborar mais esta parte, deixemos para depois. : )

O que me suscitou este imenso rant foi um artigo pela vaca inglesa do Destak - Isabel Ainda Está Bem - que demonstra uma verdadeira alienação ao que se passa pelo país real, e que ataca toda uma geração pelos erros de uns poucos. Porque nem todos estão em casa a coçá-los cravando os paizinhos, sem estudar ou trabalhar, sem tentar encontrar soluções... e a prova é a quantidade obscena de estágios gratuitos (este número tem crescido exponencialmente) e de trabalhos da treta que são ocupados por pessoas com demasiadas qualificações. Isto leva ainda à ocultação de dados nos CV! "Epá! O teu currículo é muita bom, tens de reduzir isto, senão emprego nem vê-lo! Hu?! Are you for real?!"

E para isso serve o direito ao protesto. Parece que anda por aí um rebuliço conhecido por Geração à Rasca (olha uma nova!) que se vai manifestar a meados do próximo mês em Lisboa e no Porto. Parece que no Facebook estavam confirmados 20.000 manifestantes, vejamos se metade deles conseguem efectivamente juntar-se. : )

Porque o país está mal, mas estas injustiças sociais apenas levam a que quem tem capacidade e qualidade procura lá fora o que não encontra cá dentro. Eu provavelmente irei para fora, e muitas pessoas capazes da minha geração (pah, não sei qual é o nome da minha geração, chamemos-lhe a Geração Sexy) irão também. E isto é terrível para o país! Há Portugueses que são referências nas suas áreas, há mas não cá. Tiveram de emigrar!

Concluo com um grande vídeo extremamente interessante!



Estou de cama, doente, parece que a minha cabeça vai explodir :-(
Kenny.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dammit!

Vida de cão.
Esta semana tem sido de loucos. Era suposto ter tido tempo livre para jogar pc ou tocar guitarra e nada! Já a semana passada foi semelhante, mesmo considerando que eu na semana passada tinha planeado rambóia, vinho verde e guitarradas. Nada disso aconteceu!

Losing my mind,
Kenny.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Kurt Lives!

Kurt Cobain foi um génio da música, um gajo bem-parecido (digo isto porque já me chamaram Cobain um par de vezes) com uma intuição musical fantástica e uma rara sensibilidade social.

Este monstro da música faleceu à 17 anos, a 20 de Fevereiro de 2011, de suicídio dizem uns, assassinado pela Courtney Love dizem outros. Who knows?

Ele que não gostava da musica Smells Like Teen Spirit costuma nesta data ser homenageado pelos fãs de todo o mundo com o blogging dessa música, ou comentários no YouTube no vídeo dessa música, funny hu?

Eu prefiro deixar-vos com uma marca da sua irreverência. Nos MTV Music Awards de 1992 os Nirvana tocaram (os Guns 'n Roses também, até há uma história engraçada, googlem! Ou vejam o fim do vídeo! lol!) ao vivo a música Lithium. E tocaram a Lithium porque a MTV não os deixava tocar a Rape Me, porque podia ferir susceptibilidades. O Kurt disse que tocava o que quisesse, pois tocava ao vivo e a MTV não podia interferir nisso. A MTV respondeu que caso isso acontecesse lhes desligava o equipamento. Heis o que aconteceu:



Simplesmente épico.

We miss you Kurt,
Kenny.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Que o Google Acha Que Gosto

Isto é o que o Google acha que gosto:

Podem clicar para aumentar, eu deixo. :)

Eu não gosto de gatos (temos uma péssima história juntos) ou redes sociais, de resto fiquei estupefacto por não aparecer nenhuma categoria mais exótica como 'Sexo à Bruta - Posições Sexuais Para Partir'. Muahahahahahahha! xD

Podem ver o que o Google acha que vocês gostam aqui.

Big Brother is watching you,
Kenny.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ainda as Presidenciais

Inspirado por isto. lol.

Kenny for president,
Kenny.

Dia dos Namorados

love's formula
Como o prometido é devido, deixem-me aqui colocar considerações várias sobre o dia de ontem. Antes de mais: Se ontem foi o dia dos namorados, quando é o dia das amigas coloridas? Acrescento ainda que se dia dos namorados (reparem nas minúsculas) foi só ontem, o que é que eles fazem o resto do ano?

Anyway, os americanos são conhecidos por excentricidades várias, mas eu não pagava à minha mulher para me lavar a roupa. A máquina que lavasse (mean one!). E os americanos têm até estudos engraçados sobre o dia dos namorados.

Eu não gosto da importância extra que se dá ao dia 14 de Fevereiro, honestly, dia dos namorados deve ser todos os dias de uma relação, digo eu, que não percebo muito do ofício. : )

Deixo aqui um soneto do grande Luís de Camões, que me diz algo:

Erros meus, má fortuna, amor ardente
Em minha perdição se conjuraram;
Os erros e a fortuna sobejaram,
Que para mim bastava amor somente.

Tudo passei; mas tenho tão presente
A grande dor das cousas que passaram,
Que as magoadas iras me ensinaram
A não querer já nunca ser contente.

Errei todo o discurso de meus anos;
Dei causa (a) que a Fortuna castigasse
As minhas mal fundadas esperanças.

De amor não vi senão breves enganos.
Oh, quem tanto pudesse que fartasse
Este meu duro génio de vinganças!

versão re-editada e revista pela Alma Azul.

Recordo-me ainda que disse que ia meter férias esta semana, mas passei as duas últimas tardes na escola, até a biblioteca fechar. E amanhã e Quinta será igual. Estou tããããããão cansado. : \

Alguém quer uma viagem apenas de ida para Marte?
Kenny.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia dos Encalhados

Hoje quando saí da escola, quase 19h, vinha para casa para escrever algo de mau sobre o Dia dos Namorados, porque é um dia que simplesmente odeio. E não é de agora, é de sempre! Mas lembrei-me de telefonar a um amigo, que recentemente tinha andado perdido por Lisboa e eu queria saber novidades. Acabámos por ir tomar café - nem falámos da viagem porque ficámos entretidos noutras conversas - e meia-hora e mais um amigo depois, decidimos ir às bifanas fazer um mini-jantar de encalhados. Antes de mais devo dizer que isto já é uma 'tradição' até porque ao contrário da crença popular eu só tive namorada em 3 dias dos namorados, o que implica que já tive muitos jantares de encalhados. : )

Até tinha algo combinado com umas amigas - algo que agora sei ter sido épico - mas desmarquei para poder ir com mais 2 amigos às bifanas. Temos de ver que as bifanas merecem! E os amigos também!

E já estou a divagar! Impressionante! Anyway, como sempre no dia dos encalhados fala-se de relações falhadas, e eu estava a falar nisso enquanto metia maionese, mostarda e piri-piri na bifana. Era uma bifana com ovo estrelado cuja parte amarela foi completamente tapada por picante (molho e sementes, mesmo à doida). Só reparei quando dei a primeira dentada, e a segunda, e à terceira confirmei que tinha abusado. Para aí à quinta dentada estava prestes a desistir, tinha fumo a sair-me pelos ouvidos, tinha as narinas completamente desobstruídas (estava constipado), o meu estômago queria colocar férias, a minha língua deixou de saborear o que quer que fosse e julgo que até a cera dos ouvidos fugiu. Épico! Mas comi até ao fim. Tristemente, comi ainda outra bifana sem picante e sabia-me na mesma a picante, não sentia absolutamente nada...

Depois fomos para um bar calmito, onde falámos com o pessoal do grupo que estava em Lisboa. Ficámos a falar deles e eles a falar de nós, foi como se por um momento estivéssemos todos no mesmo sítio, apesar de estar em sítios diferentes.

source (Tek tens de ver! lol!)
Lembram-se do início do post em que referi que vinha para casa escrever algo mau sobre o dia dos namorados?! Pois bem, vou dizer bem do dia: é um dia excelente para recordar amigos! Porque são eles que nos levantam quando as relações falham. São eles que nos guiam, que nos fazem felizes, que nos sustentam enquanto animal social que somos. Uns rapazes que eu odeio (they're evil!) disseram uma vez numa saída à noite que as mulheres vão e vêm, mas os amigos são para sempre. Na altura ri-me deles, hoje sob a experiência ganha em inúmeras relações falhadas, começo a ver alguma verdade nisso. Alguma porque há sempre A Mulher que fica, mas essa é a excepção. Nos amigos a excepção é aquele que vai.

Deixo ainda aqui um link engraçado sobre este dia.

Nova postagem sobre o tema para amanhã,
Kenny.

Tempo Livre!

Acabou à 47 minutos a data limite para eu entregar o último trabalho do primeiro semestre. O que é excelente porque hoje começa o segundo semestre. : )

Mas sabem que mais? Esta semana não vou fazer nada, só rambóia, vinho verde e guitarradas. : )

Preciso mesmo de me divertir,
Kenny.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Capicuas

Quem não gosta de capicuas?

11.02.2011

Estamos num dia desses,
Kenny.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Heaven

Heaven by TazGold. Via google.
Há uma música que não me tem saído da cabeça ultimamente, provavelmente porque desde que a encontrei que a tenho na playlist, juntamente com outras 2 músicas que também não me saem da cabeça! Estranho hu?! lol.

Anyway, queria partilhar a música porque 1) não é muito conhecida 2) é um bom cover. É um cover à música Heaven de Bryan Adams, cantado por Martina Stavolo.

Como no Tubo não encontrei uma reprodução fiel fiz, de forma extraordinária, upload para a nuvem para poder partilhar isto. : )




Na verdade acho que nem me importa que não gostem, eu gosto. : )

Muahahahahha,
Kenny.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

How I Met Your Mother I

Imagem promocional do episódio "Oh Honey". source!

Depois de aconselhado por inúmeros amigos, comecei a ver a série How I Met Your Mother, título que em português foi traduzido de forma exímia para Foi Assim Que Aconteceu (uma de muitas traduções épicas). Hoje foi para o ar o episódio "Oh Honey" da sexta temporada, que conta com um cameo da Katy Perry, e ainda *spoiler alert* com uma fala em português da Zoey, interpretada pela actriz Jennifer Morrison, conhecida pelo seu papel como Allison Cameron em House MD. Esta actriz - que está loira na série HIMYM, como se pode ver na imagem anterior - também teve um cameo no último Star Trek, onde fazia de mãe do capitão James Kirk

Eu gostei imenso do episódio, identifiquei-me até com partes dele. E achei imensa piada à forma como uma história simples de desencontros foi contada.

E agora vou dormir como um bebé,
Kenny.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bases de Dados 2

Tive 17 no exame de recurso, acabei com 16. : )

Nota mais alta por muito. =>

Oh yeah,
Kenny.
 
PS: E acabo de me aperceber que segundo os académicos faltei ao exame de Inglês Técnico I, sendo que até Prova Oral fiz durante o exame! Vou começar uma guerra!!! xD

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Super Bowl

Hoje joga-se às 11 e meia a Super Bowl, o maior evento desportivo do mundo... para os norte-americanos! Não vou falar dos Packers ou dos Steelers, mas vou falar do estádio, pois é o estádio da equipa pela qual costumo torcer devido à energia do seu proprietário: Dallas Cowboys.

A Google disponibilizou um tour virtual pelo estádio, do qual falo várias vezes em conversas de café.

De resto esta 55ª Super Bowl passa-me ao lado,
Kenny.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Tecnologia no Interior

Estava a ler as minhas feeds antes de dormir quando me deparei com isto:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/projecto-pt-cria-500-empregos

Eu tive uma disciplina chamada Empreendedorismo (está bem escrito, empreendorismo não existe, é um erro jornalístico comum!) em que tive de criar uma empresa. A empresa que criei era absolutamente fantástica e hightech e tinha uma estrutura semelhante à da notícia, os ganhos a partir do terceiro ano seriam impressionantes, mas o meu projecto não foi 'aprovado' pelos colegas porque 'estamos no interior' e isso aqui não funcionaria. Ainda argumentei que Castelo Branco juntamente com Lisboa e Porto foram as primeiras cidades do país a ter uma rede de fibra óptica (for real!), mas mesmo assim não consegui convencê-los e acabei por entregar um trabalho com um projecto menor, que até foi bem recebido pela crítica.

A Covilhã tem a única Universidade do país que já vi excluída em entrevistas de emprego (tipo: aceita-se Eng. Informático - excepto UBI) é muito mais interior que Castelo Branco, é fria e pouco apelativa. E eu nasci por lá, sei do que falo. Portanto se é possível fazer algo assim na Covilhã, por aqui também seria.

E isso deixa-me apenas uma coisa para dizer:

In your face suckers! 

Love being right!
Kenny.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Project on WSN!

Will Code For Food. Done using this and this.
A razão pela qual não tenho escrito longas postagens em que falo de parvoíces em quantidade sobrenatural é obviamente a falta de tempo. Isto por causa do projecto, que tenho de entregar até dia 14 e que consiste em refactorizar (isto existe mesmo, neste caso é um termo técnico com o significado de reconstruir código-fonte) uma aplicação desenvolvida por um colega no ano transacto.

O problema destas coisas costuma ser navegar pela manta de retalhos que costumam ser os projectos académicos e encontrar código-fonte que se aproveite. Neste caso não tenho razão de queixa, a documentação não é extensa, mas o código estava limpinho. O problema é que o Projecto I que tenho para entregar servirá de base para o Projecto II (algo usual)!

O meu Projecto II será a mesma aplicação, mas virada para web services. E como tal eu comecei do zero uma nova aplicação (quando o meu orientador descobrir ou me mata ou me mutila), com três camadas plenamente distintas, com código limpinho e bem documentado e bibliotecas que dão me garantia de êxito. Normalmente eu conseguiria fazer isto numa semana mas, como supra-referido, terei de entregar o Projecto dia 14, o que me dá 10 dias para concluir tudo o que me falta codificar e escrever o relatório. Já tenho imensa documentação feita (manuais com imagens, por exemplo) e software funcional (a aplicação que comunica com os nós sensores, ligeiramente alterada), mas o relatório é algo que precisa de imensa informação, e que demora uma semana para ficar bem feito sem perder noites de sono.

Acredito que não consiga entregar a tempo, mas tenho passado na mesma o tempo a escrever código e testar, escrever código e testar, escrever código e testar, escrever código e testar... E há algo de importante a reter: A aplicação do anterior colega demorou um ano a ser concluída, com características por implementar. Esta aplicação quando estiver concluída (antes do final do mês, seguramente) terá todas as características implementadas e funcionais e - muito importante - estará preparada para ser transformada numa aplicação web, graças ao modelo de três camadas usado!

É literalmente matar dois noobs com um headshot!
Kenny.

Facebook equals jail

So true! source!

A trabalhar arduamente no projecto,
Kenny.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Novo Paradigma Educativo

Eu só vou partilhar um filme, semelhante a um partilhado por gauthma no seu blog erroneous thoughts.



E não vou comentar nada, porque senão começa uma flame war! xD

Eu sei que o filme demora uma hora e meia, mas vale bem a pena, prometo!

Dizer que o orador é Sir Ken Robinson, que tem uma bio interessantíssima.

School is a robot factory,
Kenny.

Life is harder when you're dumb!

Kenny no filme South Park. Happy in Hell!

Bem, vou já dar as más notícias, depois de uma semana a fazer exercícios até me sentir um guru, deixei-me dormir uma horita, o suficiente para não chegar a tempo ao exame. How dumb is that?!

Tinha dois exames ontem, passei a noite a fazer exercícios porque estava nervoso e não conseguia dormir. Tomei o pequeno-almoço e fui sentar-me no sofá a ver a Fox. Big mistake! Deixei-me dormir. :| Acordei e foi como se o mundo me caísse em cima. Não é preocupante, ainda tenho outra fase de exames, mas sinceramente, como é possível...

À tarde fiz o exame de Base de Dados 2 que muito provavelmente está feita.

Depois ainda estive a ver o Porto-Benfica (0-2) porque os meus vizinhos não me deixavam dormir com tanto alarido. :S

E finalmente tentei adormecer, acabando por acordar às 4 da manhã. lol. E agora não consigo dormir! Tenho imensas coisas na cabeça, preciso de descansar mas não consigo desligar.

Sinto-me a afundar,
Kenny.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os Futebóis I

Pobre leão, deixa-te de contemplações! Vai trabalhar!
Quem me conhece sabe que sou benfiquista. Não sou sócio, mas quando tiver um emprego estável hei-de ser.

Anyway, eu não sou anti nada, a não ser quando me chateiam muito a cabeça. Celebrei os títulos europeus do FCPorto (de resto apostei que o Porto ganhava a Champions no final do jogo em que ganharam a UEFA) e fiquei triste quando o Sporting perdeu a UEFA em casa para o CSKA. Sou um nacionalista, lá fora o que é bom para uns é bom para todos. O que venho aqui comentar é a actualidade do Sporting, porque simplesmente me começa a enervar e não me sai da cabeça, portanto desabafo para aqui na esperança de conseguir ir fazer algo de útil (lol!). O que se tem passado nos últimos dias no SCP está a diminuir todo o seu prestígio que tanto custa a ganhar e que já não abundava:

Isto nos últimos dias! Nem vou contar com a demissão do primeiro presidente profissional do SCP! Como é que se pode deixar uma instituição centenária chegar a este estado? Porque é que os jogadores que saem do SCP saem a mal? Como é que podem vender tão barato jogadores internacionais por Portugal formados numa das melhores academias do mundo (que formou 2 Bolas de Ouro!)? Porque é que têm dois directores desportivos para o futebol? Como é que é possível que tenham alienado tanto património do SCP (não há muito tempo era o clube com mais património imóvel em Portugal) sem que ninguém reclamasse? Que tipo de gestão é esta?!

E nem os sócios e adeptos escapam ao meu rant! Já vi jogos do Benfica, do FCPorto e do Vit. Guimarães pessimamente disputados e ouvi os adeptos desses clubes a tentar puxar pela equipa. Isto aconteceu recentemente, não à 20 anos: um jogador do SCP, a jogar em Alvalade, fez um passe com demasiada força perto do início do jogo e a bola saiu pela linha lateral algures a meio campo. Os assobios vieram logo de seguida, e não devem ter sido poucos pois ouviam-se perfeitamente pela televisão! Um verdadeiro feito quando se está num café cheio de gajos à conversa!

Depois a fantástica política de contratações do SCP. Compram um dos grandes guarda-redes do continente europeu e encostam-no. Falo no Hildebrand que muitas vezes vi jogar pelo Valência. Mas podia referir-me ao Stojkovic, que era uma grande promessa quando chegou ao SCP ( e que foi agora vendido e ninguém se importou).

Jogadores que recusaram comprar (e que foram na altura decisões que os adeptos apoiaram) nos últimos anos: Fábio Coentrão (que de resto era sportinguista, a esta hora já se deve ter convertido, era 'caro' e a escola SCP tinha lá melhor!), Hugo Viana (era caro, acabou no Braga que não é exactamente um clube rico), Ruben Micael (foi para o Porto e só não joga regularmente porque o Porto tem soluções melhores no plantel, seria titularíssimo no SCP).  

Jogadores que dispensaram: Carlos Martins (foi para o Recreativo, onde se tornou um senhor jogador, ainda hoje é referência em Huelva, está agora no Benfica), Varela (sim, o que agora brilha no FCP). Vendas deste ano: João Moutinho (11 milhões é oferecido), Miguel Veloso (que agora tem aquecido o banco no Génova), Liedson (que parece que foi vendido por 2.1 milhões, eu sei que é trintão, mas quantos anos tinha o Acosta quando deu um título ao SCP? ). Depois a compra do fantástico Pongolle, que agora até marca grandes golos em Espanha, tal como o Caicedo. E recordo-me de um tal Celsinho que também vinha rotulado de craque! Contrataram agora o Cristiano, que estava sem clube e que é um extremo. Não entendo estas decisões. A sério que não!

Nem tudo é mau, reconheço a qualidade de jogadores como Vukcevic e Izmailov (ambos estão sempre a ser encostados), João Pereira e Evaldo (não são excelentes, mas são muito boas soluções) e Pedro Mendes. O André Santos tem jogos, tal como o Nuno André Coelho. Mas não entendo a política de contratações. Quem se lembra do último jogador que foi potenciado pelo SCP (leia-se vendido por um valor superior à compra)?

Parece que todos os jogadores que saem do SCP são cancros que devem ser erradicados, é impressionante! E depois queimam treinadores, dirigentes e jogadores com uma facilidade perversa.

Depois eu suspeito cada vez mais que o Sporting é uma sucursal do FCP, devido a declarações como "tomem lá um banho de humildade" (feita por um dirigente do SCP após o Benfica ser goleado no Dragão) e declarações dos próprios adeptos devido a esta crise, sempre que um benfiquista fala sobre ela (bem ou mal): "Goza à vontade que amanhã levam outros cinco" (amanhã é o jogo com o Porto). É como chamar o irmão maior para bater no rufia lá do sítio não é?

Só eu sei porque não fico em casa!
Kenny.

Staind - Epiphany

Estive imenso tempo a olhar para este quadro branco a pensar no que ia cá postar. Não porque não tenha nada para postar, mas precisamente porque tenho imenso para dizer e não sei como começar. Portanto hoje vou só postar um música e volto amanhã refrescado para postar errr... algo.

A música escolhida é Epiphany, porque tive várias enquanto preenchia o interrogatório militar que foi o último desafio, porque a música é de Staind, é uma versão acústica e o vocalista Aaron Lewis é um dos meus ídolos! E porque ultimamente está sempre a chover na minha cabeça!



Neste momento não sei o que quero e não tenho tempo para pensar nisso, pois tenho os ditos exames daqui a 30h. E preciso da pouca sanidade mental que tenho aplicada ao pseudo-estudo da matéria (leia-se leitura por alto das sebentas).

Everything changes,
Kenny.