terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os Futebóis I

Pobre leão, deixa-te de contemplações! Vai trabalhar!
Quem me conhece sabe que sou benfiquista. Não sou sócio, mas quando tiver um emprego estável hei-de ser.

Anyway, eu não sou anti nada, a não ser quando me chateiam muito a cabeça. Celebrei os títulos europeus do FCPorto (de resto apostei que o Porto ganhava a Champions no final do jogo em que ganharam a UEFA) e fiquei triste quando o Sporting perdeu a UEFA em casa para o CSKA. Sou um nacionalista, lá fora o que é bom para uns é bom para todos. O que venho aqui comentar é a actualidade do Sporting, porque simplesmente me começa a enervar e não me sai da cabeça, portanto desabafo para aqui na esperança de conseguir ir fazer algo de útil (lol!). O que se tem passado nos últimos dias no SCP está a diminuir todo o seu prestígio que tanto custa a ganhar e que já não abundava:

Isto nos últimos dias! Nem vou contar com a demissão do primeiro presidente profissional do SCP! Como é que se pode deixar uma instituição centenária chegar a este estado? Porque é que os jogadores que saem do SCP saem a mal? Como é que podem vender tão barato jogadores internacionais por Portugal formados numa das melhores academias do mundo (que formou 2 Bolas de Ouro!)? Porque é que têm dois directores desportivos para o futebol? Como é que é possível que tenham alienado tanto património do SCP (não há muito tempo era o clube com mais património imóvel em Portugal) sem que ninguém reclamasse? Que tipo de gestão é esta?!

E nem os sócios e adeptos escapam ao meu rant! Já vi jogos do Benfica, do FCPorto e do Vit. Guimarães pessimamente disputados e ouvi os adeptos desses clubes a tentar puxar pela equipa. Isto aconteceu recentemente, não à 20 anos: um jogador do SCP, a jogar em Alvalade, fez um passe com demasiada força perto do início do jogo e a bola saiu pela linha lateral algures a meio campo. Os assobios vieram logo de seguida, e não devem ter sido poucos pois ouviam-se perfeitamente pela televisão! Um verdadeiro feito quando se está num café cheio de gajos à conversa!

Depois a fantástica política de contratações do SCP. Compram um dos grandes guarda-redes do continente europeu e encostam-no. Falo no Hildebrand que muitas vezes vi jogar pelo Valência. Mas podia referir-me ao Stojkovic, que era uma grande promessa quando chegou ao SCP ( e que foi agora vendido e ninguém se importou).

Jogadores que recusaram comprar (e que foram na altura decisões que os adeptos apoiaram) nos últimos anos: Fábio Coentrão (que de resto era sportinguista, a esta hora já se deve ter convertido, era 'caro' e a escola SCP tinha lá melhor!), Hugo Viana (era caro, acabou no Braga que não é exactamente um clube rico), Ruben Micael (foi para o Porto e só não joga regularmente porque o Porto tem soluções melhores no plantel, seria titularíssimo no SCP).  

Jogadores que dispensaram: Carlos Martins (foi para o Recreativo, onde se tornou um senhor jogador, ainda hoje é referência em Huelva, está agora no Benfica), Varela (sim, o que agora brilha no FCP). Vendas deste ano: João Moutinho (11 milhões é oferecido), Miguel Veloso (que agora tem aquecido o banco no Génova), Liedson (que parece que foi vendido por 2.1 milhões, eu sei que é trintão, mas quantos anos tinha o Acosta quando deu um título ao SCP? ). Depois a compra do fantástico Pongolle, que agora até marca grandes golos em Espanha, tal como o Caicedo. E recordo-me de um tal Celsinho que também vinha rotulado de craque! Contrataram agora o Cristiano, que estava sem clube e que é um extremo. Não entendo estas decisões. A sério que não!

Nem tudo é mau, reconheço a qualidade de jogadores como Vukcevic e Izmailov (ambos estão sempre a ser encostados), João Pereira e Evaldo (não são excelentes, mas são muito boas soluções) e Pedro Mendes. O André Santos tem jogos, tal como o Nuno André Coelho. Mas não entendo a política de contratações. Quem se lembra do último jogador que foi potenciado pelo SCP (leia-se vendido por um valor superior à compra)?

Parece que todos os jogadores que saem do SCP são cancros que devem ser erradicados, é impressionante! E depois queimam treinadores, dirigentes e jogadores com uma facilidade perversa.

Depois eu suspeito cada vez mais que o Sporting é uma sucursal do FCP, devido a declarações como "tomem lá um banho de humildade" (feita por um dirigente do SCP após o Benfica ser goleado no Dragão) e declarações dos próprios adeptos devido a esta crise, sempre que um benfiquista fala sobre ela (bem ou mal): "Goza à vontade que amanhã levam outros cinco" (amanhã é o jogo com o Porto). É como chamar o irmão maior para bater no rufia lá do sítio não é?

Só eu sei porque não fico em casa!
Kenny.

Um comentário:

Kenny disse...

Engraçado, fica com a data em que comecei a escrever isto. lol.

Anyway, juro que estes posts sobre futebol continuarão a ser escassos, não quero chatear ninguém! xD