sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Project on WSN!

Will Code For Food. Done using this and this.
A razão pela qual não tenho escrito longas postagens em que falo de parvoíces em quantidade sobrenatural é obviamente a falta de tempo. Isto por causa do projecto, que tenho de entregar até dia 14 e que consiste em refactorizar (isto existe mesmo, neste caso é um termo técnico com o significado de reconstruir código-fonte) uma aplicação desenvolvida por um colega no ano transacto.

O problema destas coisas costuma ser navegar pela manta de retalhos que costumam ser os projectos académicos e encontrar código-fonte que se aproveite. Neste caso não tenho razão de queixa, a documentação não é extensa, mas o código estava limpinho. O problema é que o Projecto I que tenho para entregar servirá de base para o Projecto II (algo usual)!

O meu Projecto II será a mesma aplicação, mas virada para web services. E como tal eu comecei do zero uma nova aplicação (quando o meu orientador descobrir ou me mata ou me mutila), com três camadas plenamente distintas, com código limpinho e bem documentado e bibliotecas que dão me garantia de êxito. Normalmente eu conseguiria fazer isto numa semana mas, como supra-referido, terei de entregar o Projecto dia 14, o que me dá 10 dias para concluir tudo o que me falta codificar e escrever o relatório. Já tenho imensa documentação feita (manuais com imagens, por exemplo) e software funcional (a aplicação que comunica com os nós sensores, ligeiramente alterada), mas o relatório é algo que precisa de imensa informação, e que demora uma semana para ficar bem feito sem perder noites de sono.

Acredito que não consiga entregar a tempo, mas tenho passado na mesma o tempo a escrever código e testar, escrever código e testar, escrever código e testar, escrever código e testar... E há algo de importante a reter: A aplicação do anterior colega demorou um ano a ser concluída, com características por implementar. Esta aplicação quando estiver concluída (antes do final do mês, seguramente) terá todas as características implementadas e funcionais e - muito importante - estará preparada para ser transformada numa aplicação web, graças ao modelo de três camadas usado!

É literalmente matar dois noobs com um headshot!
Kenny.

4 comentários:

Carla disse...

Se lhe juntares dois ovos e meio quilo de farinha, fica um mimo.

Kenny disse...

Isso é batota! Toda a gente sabe que tudo fica espectacular quando somado um par de ovos e meio quilo de farinha! : >

Carla disse...

Tu escreves sobre coisas tão lindas. :P

Kenny disse...

Nem por isso! :-)