sábado, 26 de fevereiro de 2011

Geração Parva

Depois da geração X, da geração Coca-cola, da geração Rasca e da geração Nem-Nem parece que chegámos à geração Parva. Eu não sei bem a que geração pertenço, mas os artigos de opinião que popularizam estes termos deveriam pensar bem no que escrevem.

Cada vez mais temos estágios em que nem ajudas de custo são recebidas - trabalho escravo portanto - mas que conseguem sempre pessoal competente porque a geração Parva é parva o suficiente para aceitar trabalhar grátis, na esperança de aumentar o currículo e poder eventualmente arranjar um trabalho. É que nem digo emprego, digo trabalho, porque emprego é só para os tipos da geração de 60's que entraram para o mercado de trabalho numa altura perfeita e que agora agarram os seus contratos quase vitalícios com um sorriso quando provavelmente existem pessoas mais capazes no desemprego, num call-center ou a limpar 'algo'. Toda a gente conhece pessoas licenciadas no desemprego ou em trabalhos para os quais têm qualificações a mais.

Portugal sempre foi o país do desenrasca, é algo histórico, sempre nos safámos à última recorrendo ao que conseguíamos inventar à pressão. Como um amigo meu especialista em política e economia me disse à uns tempos:

À cerca de 10 anos uma empresa estrangeira fez uma avaliação ao estado do país, considerando as políticas económicas, e não conseguiram perceber como o país subsistia considerando a terrível política orçamental. A conclusão foi: improvisação extrema. 

E Portugal improvisa. Para isso se inventaram os recibos verdes, que para além de serem anti-constitucionais, são usados e abusados e retiram mais de 40% dos rendimentos a quem os recebe. E depois há o trabalho precário, falo de situações em que se trabalha em condições complicadas e em que, por exemplo, se despedem os trabalhadores sempre no mês anterior a terem, por lei, de ficar efectivos... para no mês seguinte os recontratar. Isto é feito aos olhos de todos, mas não devia ser permitido ou aturado!

Mas tudo começa com o problema da educação que tratei num post anterior. A educação não está a educar. E como exemplo posso dar esta entrevista-tipo feita a quem quer entrar numa empresa da área informática (para programar, neste caso), na escola onde estou menos de 5% dos finalistas seriam capazes de responder a um par de perguntas, nem digo metade, mas um par de perguntas! Mas nem vou elaborar mais esta parte, deixemos para depois. : )

O que me suscitou este imenso rant foi um artigo pela vaca inglesa do Destak - Isabel Ainda Está Bem - que demonstra uma verdadeira alienação ao que se passa pelo país real, e que ataca toda uma geração pelos erros de uns poucos. Porque nem todos estão em casa a coçá-los cravando os paizinhos, sem estudar ou trabalhar, sem tentar encontrar soluções... e a prova é a quantidade obscena de estágios gratuitos (este número tem crescido exponencialmente) e de trabalhos da treta que são ocupados por pessoas com demasiadas qualificações. Isto leva ainda à ocultação de dados nos CV! "Epá! O teu currículo é muita bom, tens de reduzir isto, senão emprego nem vê-lo! Hu?! Are you for real?!"

E para isso serve o direito ao protesto. Parece que anda por aí um rebuliço conhecido por Geração à Rasca (olha uma nova!) que se vai manifestar a meados do próximo mês em Lisboa e no Porto. Parece que no Facebook estavam confirmados 20.000 manifestantes, vejamos se metade deles conseguem efectivamente juntar-se. : )

Porque o país está mal, mas estas injustiças sociais apenas levam a que quem tem capacidade e qualidade procura lá fora o que não encontra cá dentro. Eu provavelmente irei para fora, e muitas pessoas capazes da minha geração (pah, não sei qual é o nome da minha geração, chamemos-lhe a Geração Sexy) irão também. E isto é terrível para o país! Há Portugueses que são referências nas suas áreas, há mas não cá. Tiveram de emigrar!

Concluo com um grande vídeo extremamente interessante!



Estou de cama, doente, parece que a minha cabeça vai explodir :-(
Kenny.

13 comentários:

Carla disse...

Eu já não sei o que dizer. Já estive muitas vezes para escrever sobre isto, mas fico tão desanimada que não consigo.

De momento, estou a fazer 3 cursos ao mesmo tempo (porque me dizem sempre que falta qualquer coisa) e a trabalhar que nem maluca, sem saber muito bem quando vou receber pelo meu trabalho.

Entretanto, mando CV's como quem manda confetis nos carnaval e não consigo.

Sim, estou desempregada, recebo cerca de 300€ e gasto tudo na tentativa de me atualizar e alguém possa achar que estou preparada para o raio que me parta.

Não vou ao cinema, não saio de casa (estou a acabar o trabalho final de um curso e a penar no trabalho de outro) e vejo inúteis estarem nas escolas a ensinarem nada!

Sinto-me parva a maior parte do tempo, devia era ter aberto um ginásio ou ter feito qualquer coisa que os meus colegas que não perderam 6 anos da vida deles a estudar fizeram.

Já todos têm casa própria, carro decente e tudo o mais.

Já não basta o que é, ainda tenho de levar na cara constantemente que não faço nada e a ser mandada limpar escadas (como se não soubesse o que isso é) por pessoas que acham que são donas da verdade.

Acho que me vou virar para o acompanhamento de luxo...


Ah, mais uma coisa, a 'Geração à Rasca' já vem desde os fins dos anos 90, começou mais ou menos ma altura do boom futebolístico por cá.


As tuas melhoras. :)

Bugs disse...

as melhoras e que passe depressa o que tens.

beijos.

Luis Malato disse...

@ Rapariga simples ja somos 2 a mandar confetis.

Carla disse...

Malato, esta semana mando mais uns.
Pode ser que algum cole.

Anônimo disse...

Não sei o que escrever aqui que não degenere num testamento... enfim, estou a fazê-lo no blog, mas isso ainda não está pronto. Se fosse hoje, acho que ia estudar economia, por uma razão simples: ensina como criar valor, seja com tecnologia, medicina, obras públicas, ou o que for. E enquanto houver capitalismo, ou seja, no futuro próximo, isso vai ser uma skill sempre em voga. But I digress...

Boa sorte para ambos!

Kenny disse...

Eu não conheço um único licenciado que tenha um trabalho na sua área e que esteja feliz no trabalho. Conheço dois que trabalham na sua área, sendo o gauthma um deles e o meu irmão o outro, e ambos procuram algo diferente.

E eu nem me devia pronunciar nisto, eu faço parte daquela pequena percentagem da população que nasceu com o cu virado para a Lua... oportunidades para trabalhar na minha área têm surgido sem que eu as peça (devido a trabalhos que faço para a escola, ou amigos que fiz enquanto trabalhei, ou até devido a chefes de trabalhos antigos, ou antigos colegas da escola... enfim, the list goes on!). Quando terminar o curso às tantas não arranjo buraco onde trabalhar, mas ir para fora não me assusta e Eng. Informática é tão abrangente que me dá uma certa segurança.

Mas o estado actual das coisas revolta-me, porque vejo verdadeiros génios, referências de várias áreas científicas a emigrar, e Portugal só tem a perder com isso.

E mesmo com o estado actual das coisas, mesmo que comecemos a trabalhar aos 20 e terminemos aos 65 não temos a reforma garantida, devido às MERDAS que quem tem estado no governo fez. Estamos na m*rda até ao pescoço e o governo não faz nada nem para alterar a educação nem para arranjar trabalho para os novos licenciados, o que nem era difícil! Seriously!

E paro por aqui.

Obrigado a todos pela preocupação, fiquei tocado, já estou bem melhor (cheio de drogas, mas bem melhor!). xD

XX's e OO's

Bugs disse...

uma rapariga simples e malato... e pá... não me odeiem... mas com a cena dos confetis, só me consegui lembrar de um anúncio a algum tempo atrás da evax, da senhora de vermelho e os seus confetis lol

:P


kenny és um gajo rijo, isso é que importa, com droga ou sem droga, o importante estares sempre firme e hirto :D

Luis Malato disse...

@ Rapariga :| Boa sorte :| Eu ando a caça :| já tou farto...

Anônimo disse...

completamente offtopic, Kenny esta é para ti! :D

http://www.guardian.co.uk/technology/2011/feb/22/information-overload-probabilistic

Carla disse...

Bugs:
Realmente! LOL
Eu pensei o mesmo mas não dei o braço a torcer. :P

Malato:
A gente chega lá, vais ver. ;)


Kenny:
Mekié, rapaz, está no ir ou nem por isso?
beijoca :)

Bugs disse...

será que os "bastards" mataram o kenny? :X

Carla disse...

:O
Oh no!!!!!!!

Kenny disse...

Eu estou bem. Apenas com pouquíssimo tempo. :(