Hoje é o dia para o qual Marty Mcfly e Doc Brown viajaram no Regresso ao Futuro II.
O que é fantástico é a forma como conseguiram prever imensas coisas, sendo a mais chamativa para mim uma chamada em video conferência num ecrã plano.
Toda a gente se foca nas previsões correctamente feitas ou na hoverboard, ou até nas sapatilhas Nike que Marty usa.
Eu quero, no entanto, agradecer por isto não ser moda:
The f*ck?!
Confundiu-me na primeira vez que vi o filme, e continuo a achar este capacete inútil.
A sério, o que é que ele vai fazer?! Esmagar uvas à cabeçada?!
The future is here,
Kenny.
Mostrando postagens com marcador Efemérides. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Efemérides. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
terça-feira, 13 de outubro de 2015
13 de Outubro
![]() |
| Cruz templária - source. |
Parte importante deve-se, claro, àquela longínqua Sexta-feira 13 de 1307, quando todos os templários em França foram presos por ordem do rei Filipe IV, o Belo. Suspeita-se que tudo começou numa das várias revoltas populares ocorridas na altura em França, devido à complicada e frágil situação financeira do Reino, e às consequentes acções de "partir a moeda" obradas pelo Rei.
Durante uma dessas revoltas o Rei escondeu-se na Comenda da Ordem em Paris, onde terá visto inúmeras pedras e metais preciosos. A sua cobiça começou aí.
Usando o carácter directo, frio e de poucos escrúpulos de Guilherme de Nogaret, que havia sido absolvido sob condições estranhas pelo Rei pelo crime de heresia - por ser albigense (o auto-correct quer que escreva albicastrense aqui, awesome!) - o Rei conseguiu colocar um papa Francês no trono do Vaticano, Clemente V.
Este papa viria a ter uma posição maioritariamente passiva em relação a todo o Julgamento dos Templários, delegando para Filipe IV o poder de julgar a Ordem, poder que era do ponto de vista jurídico, plenamente papal.
Na altura a Ordem do Templo não tinha possessões no Outremer e a sua reputação junto do povo não era das melhores... A expressão "Bêbado como um templário" (ou templeiro, se quisermos ser preciosistas, templário é uma adulteração relativamente recente). O Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Molay, tentava arranjar apoios nas cortes europeias recusando-se a acreditar na perda da Terra Santa. O Rei Filipe IV chamou-o insidiosamente a Paris sob o pretexto de dialogar. O plano já tinha sido colocado em marcha. Guilherme de Nogaret tinha enviado cartas seladas a toda a França com ordens, e a indicação de só poderem ser abertas no dia 12 (ou 13, na verdade não me lembro disto de cor) de Outubro. Esta terá sido de resto das maiores rusgas policiais de todos os tempos!
Então numa Sexta-feira, dia 13 de Outubro de 1307, os templários foram presos por toda a França, tendo Filipe IV enviado missivas aos reis de Inglaterra, Portugal e Castela e Leão para fazerem o mesmo, indicando-lhes ainda que as possessões dos templários eram na verdade francesas. Ahahahahahahha. :)
Julga-se que vem daí o mito do azar e da Sexta-feira 13. Também um lote importante de lendas sobre o tesouro dos templários, sobre o destino de muitos cavaleiros,... até mesmo sobre a morte em circunstâncias estranhas de Filipe IV e Clemente V. Não me vou alongar mais aqui. :)
Neste dia sucederam mais coisas interessantes:
- A primeira pedra foi colocada na que viria a ser chamada "Casa Branca".
- Milhares de pessoas testemunham o último milagre de Fátima - Milagre do Sol - em 1917, na Cova de Santa Iria.
- Nasce Luísa de Gusmão, espanhola e descendente de Afonso Henriques, viria a casar com D. João IV, primeiro Rei da IV Dinastia. Lembro-me desta porque ando a ler imensas coisas do período. Esta mulher foi fulcral na Restauração de Independência e não tem o crédito que deveria ter na nossa história. Sob a sua regência após a morte do marido foram conseguidas grandes vitórias sobre os espanhóis e ela soube rodear o filho - Afonso IV, supostamente sofria de doença física e mental - de excelentes conselheiros.
Curto estas m*rdas,
Kenny.
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
Remember, Remember the 5th of November
É sempre boa altura para rever o V.
Ou ouvir Tchaikovsky.
Hungry,
Kenny.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
The Beatles - Love Me Do
Há 50 anos, no dia 5 de Outubro de 1962 os Beatles lançaram o primeiro single, gravado ao vivo e tudo - Love Me Do.
Os meus pais têm montes de discos de vinil deles. : )
No pun intended,
Kenny.
Os meus pais têm montes de discos de vinil deles. : )
No pun intended,
Kenny.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Faz hoje anos...
...que oficialmente perdi. Perdi o quê? - perguntar-se-ão os leitores - Perdi tudo!
Pelo menos foi assim que interpretei a situação. Vi como o que fora construído não valia de nada, como não há nada que valha a pena quando a única coisa em que confiamos falha. Era o meu suporte moral, um telhado em que me abrigava, o meu confessionário privado, era o meu tudo.
Ver isso assim é extremo - claro! dah! - mas é impossível racionalizar as coisas quando não temos um porto seguro, um refúgio onde organizar ideias. E eu tinha perdido as ideias, os planos, a vida!
Não via futuro, não via esperança e não via certamente solução. Era tudo obscuro, o mundo já não era justo, infantil e belo. O romanticismo morreu nesse dia. O mais humano Kenny que alguma vez existiu foi enterrado nesse dia e ainda hoje está desaparecido.
Enfim, não era este o caminho que queria dar a esta mensagem mas vi ontem um filme: "The Five-Year Engagement". Nesse filme identifiquei-me com o actor principal em tudo menos no final feliz. Deixou-me macambúzio, triste e sem alento.
E fez-me pensar.
Há mais de um ano que não me consigo sequer imaginar com alguém. Sempre me voltei a apaixonar pela mesma pessoa - uma noite à conversa geralmente é o suficiente para me cativar. - e nunca estive sequer perto de concretizar, de fechar o círculo.
E assim tornei-me frio. Tornei-me muito frio. E não digo com relações ou mulheres, digo com tudo. Frio, calculista, severo, frontal e sem escrúpulos. E quando se insinua em mim qualquer sentimento, depressa consigo racionalmente assassiná-lo, enterrá-lo e esquecê-lo. Ao fim de alguns tempos torna-se natural, uma brincadeira, e ao fim de anos torna-se parte de nós.
Mas pensamos.
Pensei em como me tornei uma pessoa azeda, um brinquedo quebrado, um corpo sem alma, uma luz fria, um eco distante, um Sol sem Lua quando na verdade não passo de um romântico frustrado.
Pensei se na verdade não teria sido eu o culpado. Eu é que fugi. Tentei seguir em frente, vindo literalmente parar a outro sítio...
E isso fez-me recordar.
Recordar é bom. Mas ninguém recorda o futuro. Recordar não é viver, recordar é passado, viver é o presente. Não é a recordar que se planeia uma vida, é a imaginar. A imaginação é o que nos guia. A ambição e o trabalho levam-nos a qualquer lado. E a inteligência é um excelente colchão, que nos impulsa e nos apara.
E ontem imaginei...
Pelo menos foi assim que interpretei a situação. Vi como o que fora construído não valia de nada, como não há nada que valha a pena quando a única coisa em que confiamos falha. Era o meu suporte moral, um telhado em que me abrigava, o meu confessionário privado, era o meu tudo.
Ver isso assim é extremo - claro! dah! - mas é impossível racionalizar as coisas quando não temos um porto seguro, um refúgio onde organizar ideias. E eu tinha perdido as ideias, os planos, a vida!
Não via futuro, não via esperança e não via certamente solução. Era tudo obscuro, o mundo já não era justo, infantil e belo. O romanticismo morreu nesse dia. O mais humano Kenny que alguma vez existiu foi enterrado nesse dia e ainda hoje está desaparecido.
Enfim, não era este o caminho que queria dar a esta mensagem mas vi ontem um filme: "The Five-Year Engagement". Nesse filme identifiquei-me com o actor principal em tudo menos no final feliz. Deixou-me macambúzio, triste e sem alento.
E fez-me pensar.
Há mais de um ano que não me consigo sequer imaginar com alguém. Sempre me voltei a apaixonar pela mesma pessoa - uma noite à conversa geralmente é o suficiente para me cativar. - e nunca estive sequer perto de concretizar, de fechar o círculo.
E assim tornei-me frio. Tornei-me muito frio. E não digo com relações ou mulheres, digo com tudo. Frio, calculista, severo, frontal e sem escrúpulos. E quando se insinua em mim qualquer sentimento, depressa consigo racionalmente assassiná-lo, enterrá-lo e esquecê-lo. Ao fim de alguns tempos torna-se natural, uma brincadeira, e ao fim de anos torna-se parte de nós.
Mas pensamos.
Pensei em como me tornei uma pessoa azeda, um brinquedo quebrado, um corpo sem alma, uma luz fria, um eco distante, um Sol sem Lua quando na verdade não passo de um romântico frustrado.
Pensei se na verdade não teria sido eu o culpado. Eu é que fugi. Tentei seguir em frente, vindo literalmente parar a outro sítio...
E isso fez-me recordar.
Recordar é bom. Mas ninguém recorda o futuro. Recordar não é viver, recordar é passado, viver é o presente. Não é a recordar que se planeia uma vida, é a imaginar. A imaginação é o que nos guia. A ambição e o trabalho levam-nos a qualquer lado. E a inteligência é um excelente colchão, que nos impulsa e nos apara.
E ontem imaginei...
Começo a perder-me no imenso enredo racional que teci.
Kenny.
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Pointless Death
Deus não existe, se existe é incompetente ou simplesmente não se importa.
Deixei de postar aqui há algum tempo porque faleceu um colega de curso com o qual partilhei centenas de horas de vida, fosse a estudar (sejamos honestos, foi mais a fazer trabalhos que estudar), fosse no bar ou na biblioteca ou numa qualquer esplanada na galhofa.
O Simão era uma pessoa que estava sempre com um sorriso. Sempre bem disposto.
Não falávamos desde que vim trabalhar para Lisboa, há mais de um ano... Imagino como seria hoje a conversa. Ele perguntava-me pela namorada perfeita que já não tenho, eu perguntava-lhe pela M. e pela terreola. Ele ia provavelmente fazer uma piada e rir-se. Ele estava como eu, à beira de terminar o curso mas sempre com algo por fazer, uma barreira invisível que se interpõe entre nós e os nossos objectivos, como acontece com tantos...
Ele era um dos 6 contactos que tenho no Google. Morreu a jogar à bola que, sendo a minha forma predilecta de ir, certamente não era a dele.
Não acredito que se extingue assim a vida dele. E é nestas alturas que gostava de acreditar que existe um paraíso, um céu, um segundo capítulo nesta vida. Sei que não, depois disto é o vazio, o sono eterno, o fim. Mas gostava de acreditar que vamos voltar a encontrar as pessoas que perdemos, gostava mesmo de acreditar nisso...
Deixei de postar aqui há algum tempo porque faleceu um colega de curso com o qual partilhei centenas de horas de vida, fosse a estudar (sejamos honestos, foi mais a fazer trabalhos que estudar), fosse no bar ou na biblioteca ou numa qualquer esplanada na galhofa.
O Simão era uma pessoa que estava sempre com um sorriso. Sempre bem disposto.
Não falávamos desde que vim trabalhar para Lisboa, há mais de um ano... Imagino como seria hoje a conversa. Ele perguntava-me pela namorada perfeita que já não tenho, eu perguntava-lhe pela M. e pela terreola. Ele ia provavelmente fazer uma piada e rir-se. Ele estava como eu, à beira de terminar o curso mas sempre com algo por fazer, uma barreira invisível que se interpõe entre nós e os nossos objectivos, como acontece com tantos...
Ele era um dos 6 contactos que tenho no Google. Morreu a jogar à bola que, sendo a minha forma predilecta de ir, certamente não era a dele.
Não acredito que se extingue assim a vida dele. E é nestas alturas que gostava de acreditar que existe um paraíso, um céu, um segundo capítulo nesta vida. Sei que não, depois disto é o vazio, o sono eterno, o fim. Mas gostava de acreditar que vamos voltar a encontrar as pessoas que perdemos, gostava mesmo de acreditar nisso...
Já me apercebi há longos anos que a vida não é justa, mas isto é ridículo,
Kenny.
domingo, 8 de julho de 2012
Roswell
Há 65 anos algo aconteceu em Roswell. E ainda não sabemos exactamente o quê.
Como tenho andado a ver a série Roswell lembrei-me disso hoje. : )
Como tenho andado a ver a série Roswell lembrei-me disso hoje. : )
Aliens, aliens everywhere,
Kenny.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Summer Solstice
Hoje é o solstício de Verão, o dia mais longo do ano, quando o Sol mais tempo brilha! :)
I.Am.Awesome.
Kenny
terça-feira, 13 de setembro de 2011
45 Anos Venusianos
Mostrando uma faceta claramente geek da minha parte, hoje comemoro 45 anos venusianos!
Ou seja, se nascesse em Vénus teria 45 anos.
Provavelmente seria mais feliz se tivesse nascido em Vénus!
Ou seja, se nascesse em Vénus teria 45 anos.
Provavelmente seria mais feliz se tivesse nascido em Vénus!
Party!
Kenny.
Etiquetas:
Birthday,
Efemérides,
Parvoíce Crónica,
Rapidinhas
domingo, 11 de setembro de 2011
9/11 - Ten Years
Acredito piamente que os ataques ocorridos no dia 11 de Setembro de 2011 em Nova Iorque foram ataques de inimigos internos. Ainda ontem estive a ouvir na rádio Cadena Ser espanhola a retransmissão das reportagens ao vivo no local, e todos falam numa avioneta que embateu contra uma das torres. Todos achavam que tinha sido um acidente até ao segundo avião embater na segunda torre (não quero dizer que tenha sido um acidente, mas sim a quantidade de desinformação que já na altura existia... terá sido uma avioneta a embater na primeira torre? Seria credível que uma avioneta conseguia derrubar uma torre gigantesca?) .
Querem mais dados?
A Torre 7 caiu, não levou com nenhum avião e estava ainda longe das torres gémeas.
Era impossível as torres caírem completamente e daquela forma, totalmente vertical, devido ao embate de um avião ou qualquer outro desastre.
Encontraram no chão o passaporte de um dos terroristas, em perfeito estado... Yeah right! xD
Enfim, isto ia ficar demasiado extenso, mas há imensas incongruências... Principalmente suspeito é o documento The New American Century, um documento criado por uma comissão, antes do 11 de Setembro que explica como o país precisa de se unir em torno de uma missão e um inimigo. Algo semelhante a Pearl Harbor! Rings any bells? :\
Este vídeo explica algumas coisitas, mas não levem tudo o que diz como canon.
Ainda assim temos de considerar o milhão de vítimas que este atentado já causou, as três mil perdidas nos ataques às torres e as restantes nas guerras que daí advieram. Que descansem em paz. :\
Querem mais dados?
A Torre 7 caiu, não levou com nenhum avião e estava ainda longe das torres gémeas.
Era impossível as torres caírem completamente e daquela forma, totalmente vertical, devido ao embate de um avião ou qualquer outro desastre.
Encontraram no chão o passaporte de um dos terroristas, em perfeito estado... Yeah right! xD
Enfim, isto ia ficar demasiado extenso, mas há imensas incongruências... Principalmente suspeito é o documento The New American Century, um documento criado por uma comissão, antes do 11 de Setembro que explica como o país precisa de se unir em torno de uma missão e um inimigo. Algo semelhante a Pearl Harbor! Rings any bells? :\
Este vídeo explica algumas coisitas, mas não levem tudo o que diz como canon.
Ainda assim temos de considerar o milhão de vítimas que este atentado já causou, as três mil perdidas nos ataques às torres e as restantes nas guerras que daí advieram. Que descansem em paz. :\
E é por isso que começo a curtir os chineses, lol!
Kenny.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
25 de Abril!
Todos os dias 25 de Abril é costume descer a Avenida da Liberdade, logo depois de almoço, numa marcha que pretende ser uma homenagem à Revolução dos Cravos.
Este ano eu vou lá estar, e tu?
Kenny.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Yuri Gagarin
O dia de hoje marca 50 anos desde que a União Soviética colocou um homem no espaço. Yuri Gagarin foi esse herói, elevado ao estatuto de semi-Deus pelo regime e falecido anos depois num acidente aéreo mal explicado.
Existem imensos mitos à volta desta personagem absolutamente histórica, e imensas curiosidades interessantes.
Se o espaço é a última fronteira, ele foi o primeiro a cruzá-la.
Existem imensos mitos à volta desta personagem absolutamente histórica, e imensas curiosidades interessantes.
Se o espaço é a última fronteira, ele foi o primeiro a cruzá-la.
50 years that changed the world,
Kenny.
Assinar:
Postagens (Atom)

