terça-feira, 30 de novembro de 2010

Visões sobre o Machismo

Cuidado, tema perigoso! Daqui.
Falar de machismo está na moda, manda-se uma piada a uma rapariga por ela estar a entornar o chá e a defesa é sempre "Deixa lá de ser machista.", e qualquer desculpa é boa para lançar para a mesa de café a tão afamada frase. Fónix! 

Chateia-me que sempre que tento fazer uma postagem em que falo das diferenças entre sexos me mandem a boca de "Ah e tal estás a ser machista", chateia-me porque não tenho culpa das diferenças óbvias entre os dois sexos. Culpem Deus! Se calhar ele devia ter usado mais do que uma costela! = p 
Anyway, li isto num blog que sigo recorrentemente, e achei por bem que devia partilhar, pois diz muito do que penso e estou farto de pensar que às vezes sou um c*nas só para não me chamarem de machista. = x

Sem perceber o que é um castelo mouro,
Kenny.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Horóscopo

Signos do Horóscopo. Daqui.
Andei a ler o almanaque Previsões 2011 - Guia Astrológico. E como sempre encontrei incongruências que me parecem tão óbvias que, muito provavelmente, fazem parte da própria ciência e eu, como leigo na matéria que sou, não consigo entender o alcance da coisa.

Vejamos, o meu cornudo signo dá-se bem com, imaginemos!, Fénix (que é uma casa zodiacal fictícia, obviously), mas vou ver o que dizem nesse signo, e parece que o meu signo não é o melhor par... Ora bem, isto faz-me pensar que para os astrólogos as relações não dependem dos dois lados. lol. Ou será bug?
Obviamente que não fui ver mais signos, tenho pouco tempo livre e já só li o Guia Astrológico porque este estava perdido aqui na sala e o frio impediu-me de ir buscar algo porreiro para ler. : ] 

Estou a pensar guardar o almanaque e ir aqui postando o quão errado ele está, mas depois se acerta eu fico mal visto. lol. Sabiam que odeio ficar mal visto? Não?! Se calhar é porque não odeio!

À espera que passe a tormenta,
Kenny.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Semana Cultural 2010

Eu nem me lembrei de publicitar isto aqui, my bad! Hoje é o último dia, e terá stand up com o Jorge Serafim.

Have fun!
Kenny.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um problema espanhol

Escudo da União Ibérica (fictício)
O problema espanhol é Portugal:


46% dos espanhóis, quer ver Portugal acabar (2006)


España y Portugal... ¿Un sólo país? (Outubro 2006)


¿Accederias a una unión con Portugal? IBERIA.... (Setembro 2010)


Portugal é um país pacífico, que se tentou sempre afastar de tudo o que era guerra, mas que muitas vezes se viu obrigado a defender-se ou a defender os seus interesses... fomos sempre uma potência comercial e diplomática, habituados a levar na pá e a combater contra hordas de inimigos em número superior. Não fomos nem somos uma potência militar. Apesar disso fartámo-nos de guerras... vejamos...


Nos inícios da Portugalidade, D. Afonso Henriques atacou Leão e Castela várias vezes. Assinava tratados de paz com os Mouros durante períodos de tempo, e voltava a máquina para os nossos vizinhos cristãos, que não gostavam do jovem Reino Português. Com o Tratado de Zamora de 5 de Outubro de 1143, Leão considerou-nos um país independente. Leão! Mas até 1179, altura em que o Papa reconhece Portugal como Reino soberano, com a bula Manifestis Probatum - recebendo o Papa uma renda anual - Leão criou mais problemas que outra coisa. Temos que ver que Castela, tal como Portugal, começou por ser um condado e apesar de ser um Reino por esta altura, era um Reino vassalo de Leão, partilhando o mesmo rei.


D. Dinis I - O Trovador
Houve sempre alguns conflitos por povoações da fronteira, e pelo Algarve, mesmo com a assinatura do tratado de Alcanizes (1297, que formou a actual fronteira portuguesa mais Olivença), os portugueses e os leoneses (então já eram denominados castellanos, devido à herança que Fernando III, O Santo, recebeu do pai - Reino de Leão - e da mãe - Reino de Castela, em 1230, formando o Reino de Castela e Leão, que com o tempo se tornou apenas Castela) não se tratavam exactamente bem. Basta ver que Castela se imiscuiu na questão da sucessão que opunha D.Dinis D.Afonso. com o irmão


Saltemos para a Crise de 1383-1385, aqui a intervenção espanhola é reconhecida mundialmente, os espanhóis contam que foi uma vingança por D.Fernando ter tentado, em 1368, subir à Coroa de Castela.


Como nota, João de Gante (John of Gaunt), pai de Filipa de Lencastre (que casaria com D.João I) e aliado de Portugal, era com Fernando I de Portugal pretendente ao trono de Castela, devido ao seu casamento com a filha do anterior rei castelhano. Este personagem foi responsável pelo Tratado de Windsor, que é o mais antigo do mundo ainda activo! O trono castelhano ficou, no entanto, na posse de Henrique da Trastâmara.


Toda a gente conhece a história da Batalha de Aljubarrota, o que se calhar não sabem é que no seguimento desta Portugal chegou a invadir Castela, obrigando a mesma a assinar um tratado de paz em 1389 que duraria 6 anos. Acabou por ser permanente com a morte do rei castelhano em 1390.


Portugal esteve depois quase um século sem chatear ninguém, até que Castela teve outra crise monástica e Afonso V, o Africano, casou com a filha do Rei falecido, por forma a se meter onde não era chamado. Levou uma malha em Toro (fontes consideram isto uma vitória táctica portuguesa, mas nós é que retirámos portanto...) e abdicou do trono português em favor de D. João II, que viria a iniciar um império.


D. João até assinou um tratado com Castela em que o seu filho poderia herdar tanto Portugal como Castela e Aragão (coroas que entretanto tinham sido unidas por casamento), mas este filho morreu muito novo de forma estranha... : s Algo semelhante ocorreu depois com o filho de D. Manuel I. lol.


Figura bem antiga com o Brasão Monárquico do Reino de Portugal.
Depois chegou 1580 e Castela nem precisou de muito para unir as Coroas, tinha o apoio da Alta Nobreza portuguesa, apoio este comprado com promessas. Os primeiros Filipes nem foram maus para Portugal, sendo o episódio mais negro a Armada Invencível, em que as naus portuguesas eram das melhores, mas foram capitaneadas por castelhanos... que só sabiam atacar à aborgagem e não da forma correcta, aproveitando os canhões para guerra 'à distância'. D. Filipe III de Portugal aumentou impostos, começou a tratar o país como uma região, e quando ordenou aos portugueses que enviassem apoios para lidar com a Revolta na Catalunha, o país revoltou-se.


Depois entre 1640 e 1668 houve inúmeras batalhas entre ambas coroas. Portugal ganhou as que conheço. : ) Depois em 1704, Portugal viu-se entre a espada e a parede e escolheu a parede - Aliança Inglesa, Austríaca e Holandesa. As adversárias eram a Espanha e a França, que juntas tinham bem mais poderio que a Aliança. Mas Portugal (que no início do conflito até estava ao lado da França) teve de escolher o outro lado porque senão ficava sem colónias. Literalmente, visto que Ingleses e Holandeses dominavam os mares e os Portugueses tinham uma fraca marinha militar. O problema nesta altura era a Sucessão Espanhola. Filipe V de Bourbon atacou Portugal como represália em Maio de 1704. O Marquês das Minas retaliou e a nossa soberania não foi posta em causa. Esta Guerra terminou em 1715 com a assinatura do Tratado de Utretch, que é tido como o nascimento oficial de Espanha (o nome Espanha já era usado até antes da Unificação Ibérica de 1580, mas só apartir deste tratado se torna oficial).


Em 1762 algo de semelhante aconteceu, no contexto da Guerra dos Sete Anos. A Espanha atacou e o Conde de Lippe conseguiu impressionantes vitórias tácticas (não houve qualquer batalha nesta guerra, daí que se chame Guerra Fantástica, e que eu refira vítórias tácticas). Depois vieram as invasões francesas que nem vale a pena elaborar, seguidamente seguiram-se as Guerras Liberais (tanto a portuguesa como a espanhola, no qual ambos países meteram a colher na sopa do vizinho) e aparentemente terminou por aí a oposição Espanha Portugal.


Ou não!


Recentemente um historiador espanhol trouxe à luz planos para a invasão de Portugal elaborados por Franco! Parece que foi o Hitler que o dissuadiu (estranho hu?!). Depois do 25 de Abril a Espanha também pensou em invadir-nos, devido a um monte de factores, chegando a pedir auxílio aos Estados Unidos. Foi por esta altura que os US of A começaram a fornecer material militar aos espanhóis, tendo eles o material bélico marítimo que têm graças a essa colaboração.


E este post todo pretendia ilustrar as desavenças que têm existido entre Portugal e a manta de retalhos que é a Espanha. Em Portugal não há Partidos Regionalistas com representação, na Corunha elegeram 17 deputados de 60 (acho que são 60)... e a Corunha não é o País Basco ou a Catalunha!! 


Brasão da República Portuguesa.
Portugal é uma nação-estado, com uma cultura bem definida, e com fronteiras bem definidas à já vários séculos. Temos os tratados mais antigos do mundo, a fronteira mais antiga do mundo, a única casa realCasa Real de Bragança, se é que há veracidade na linha de sucessão oferecida pelo D. Duarte) - visto que o rei Juan Carlos II é da casa de Bourbon, francesa - e ainda cá estamos apesar de tantos países nos terem tentado deitar abaixo ao longo do tempo. ibérica (


A Espanha não passa de uma pequena federação de Reinos, onde só o Reino de Castela tem preponderância, e os restantes reinos são lentamente absorvidos pela cultura castelhana. É uma verdadeira manta de retalhos... em Portugal há duas línguas oficiais, o Português e o Mirandês. Em Espanha há o castelhano. Ponto final.


E tanta gente a querer ser espanhola!
Kenny.


PS: Atenção, eu tenho inúmeros amigos espanhóis, e acho a Espanha um país engraçado, com o qual temos várias semelhanças. Mas quero salientar que Portugal não é Espanhol. E espero que nunca seja, tal como não desejo anexar a Espanha. Recordo que ainda hoje há conflitos diplomáticos devido a Olivença, reconhecida por Espanha em 1815 como Portuguesa, e recordo também que o Jorge Sampaio foi obrigado a ir até às Ilhas Selvagens para confirmar a soberania portuguesa nestas, pois os espanhóis chegaram até a ir lá de helicóptero com uns marines, recordo ainda que aquando da crise com o Prestige a Espanha tentou rebocar o petroleiro para águas portuguesas, tendo sido a marinha e a força aéreas deste nosso país accionadas e planos para disparar sobre o petroleiro efectuados. Enfim... agora é mesmo ponto final. lol.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Planos para Dezembro! xD

Ando sem tempo, o que implica que tudo o que queira fazer vai ter de esperar até Dezembro. : (

Mas neste mar de ocorrências, projectos, ocupações, inevitabilidades e situações inesperadas consegui tirar umas horitas ontem para ir ver o filme Harry Potter and the Deathly Hallows - part 1. Foi a melhor adaptação para cinema feita até agora de toda esta série. E isso é o melhor elogio que consigo arranjar! Gostei francamente do filme, e aconselho. Mas não substitui a leitura do livro, de resto é até aconselhável a leitura do livro para explicar certas acções que não são explicadas no filme. : )

Quanto aos planos para Dezembro... estou a pensar ir até Lisboa no fim do mês, não sei exactamente quando, visitar amigos e a Torre do Tombo. lol. =) Tenho aqui inúmeros documentos, com a sua localização, que quero consultar, e só mesmo lá indo (ou pagando um balúrdio) é que me consigo desenrascar. It will be fun fun fun!

Vou alterar um pouquinho (os mais incautos nem vão reparar, juro!) o blog, acrescentar umas features novas, alterar o player, e colocar umas páginas estáticas com algumas informações úteis. : ) Vou publicitar eventualmente um blog no qual ando a trabalhar (extremamente interessante!) e, quiçá!, re-organizar as labels dos vários blogs. : )

Bué planos fixes hu?! Com tempo nem um dia isto demorava, lol. : ) Mas eu espero fazê-lo num mês! Yeah!
Se o caminho é longo e perigoso? É! Valeria a pena se não fosse?! : )

Ando ainda perdido em pesquisas, já à uns mesitos, e no Sábado, por casualidade, encontrei inúmeros fóruns com disturbing posts. Os espanhóis odeiam-nos, e vêem-nos como uma província deles. God... get a life! Enfim, isto merece só por si um post completamente novo, tenho de ir comer e fazer um relatório... odeio a escola... é que nem nos pagam e ainda podem vender os melhores trabalhos! : (
Extremamente sexy,
Kenny.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Considerações sobre Harry Potter

Hoje é um dia importante cá em casa, pois o meu irmão mais novo fez 5 anos. : ) 

Entretanto no resto do mundo celebra-se a estreia do sétimo massacre cinematográfico à série Harry Potter. Digo massacre porque sou idiota ao ponto de ter lido os livros antes de ver os filmes - os cinco primeiro livros que li foram primeiras edições emprestadas pela minha irmã, ou seja, nem existiam ainda filmes da saga. Isto traduz-se numa sensação estranha, por um lado fico feliz por ver a comparação entre o que imagino e o que a autora imaginava (ela foi conselheira nos filmes do HP, Hogwarts no filme está supostamente como ela visualizava), por outro triste por ver que as adaptações têm sempre erros crassos. E nem digo erros normais de adaptações cinematográficas, mas verdadeiras alterações significativas para o enredo! 

Atenção, spoilers apartir daqui (tudo anterior a este sétimo filme).

Como exemplo posso falar de uma cena no último filme, em que Harry Potter e Dumbledore são surpreendidos no alto da Torre de Astronomia por um bando de Devoradores da Morte liderados por Malfoy. No livro, Dumbledore petrifica HP que vê - sem conseguir agir - como este é assassinado por Snape após uma súplica. No filme, HP observa - calmamente - desde um ponto abaixo da plataforma onde se está a passar a 'acção' como Dumbledore é assassinado por Snape.

Esta é uma alteração significativa, pois dá a entender que o HP é um cobarde que se esconde deixando o seu tutor morrer sem o auxiliar. Na cena seguinte alguém diz ao HP (nem me recordo quem - memórias reprimidas!) que ele é a pessoa mais corajosa que conhece. :S 

Eu tenho até algo contra os livros, porque não conseguem passar com a tradução algumas piadas / trocadilhos feitos em inglês. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, a Hermione descobre que uma jornalista se consegue transformar num besouro, sendo assim que conseguia histórias exclusivas. Isto graças a um trocadilho com o inglês bugs, que pode significar escutas ou insectos. No livro seguinte da série há um trocadilho com o apelido do padrinho do HP, Sirius Black, e o estado da casa que habitam... E há inúmeros exemplos que prefiro não registar. : S
Há ainda o problema do tradutor ou não estar familiarizado com o universo HP ou não prestar atenção, em que traduz coisas a mais. Sim, a mais. Isto acontece um par de vezes na série: o Ron estar na enfermaria e dizer: "Errr... my ... oh... knee" que traduzido em português dá efectivamente 'o meu joelho'. O problema é quando sabemos que é exactamente assim que se soletra Hermione e que o Ron está na verdade magoado num braço. Ele estava a chamar por Hermione (é até assim que esta tentar ensinar Viktor Krum a pronunciar seu nome, sem grande sucesso), e não a queixar-se do joelho! :-|

Enfim, eu gosto do universo HP, a J.K.Rowling pode ter roubado a ideia mas escreve maravilhosamente bem, incitando sempre o leitor a virar a página, mas fiquei desiludido com o final mais ou menos previsível, com a falta de conteúdo de algumas aventuras, com imensas promessas que ficaram por cumprir por parte da autora (como a promessa de elaborar mais a história dos pais de modo a sabermos como eles arrecadaram uma pequena fortuna)... Apesar de tudo vou estafar não-sei-bem-que-quantia no cinema para ver o filme que estreia hoje (e o seguinte), pode ser que os filmes respondam a dúvidas que os livros não tiraram. : )

Bang!
Kenny.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Hilarious! Boobs close the Deal!

Excerto de um filme brasileiro que mostra como se conseguem clientes!


Na mosca! Na mosca! (o que quer que isto signifique...). lolol. : )

F*cking Hilarious!!!
Kenny.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mozart - Requiem Mass em Ré Menor


Irae dies for the win!
Kenny.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Compra-se tempo.

O árduo caminho, sem paragens!  credit!
Ando com um sério problema, não tenho tempo livre. Em absoluto. Se cumprir todas as minhas obrigações / responsabilidades fico sem tempo livre. Principalmente desde hoje.

Hoje fui finalmente à escola falar com o meu orientador de Projecto, era para o ter feito mal pude, no dia 2 de Novembro, mas quis ter uma última semana de férias antes de começar a dar no duro. E o Projecto é extremamente interessante, não vou entrar em detalhes mas é basicamente uma aplicação para monitorizar uma rede de sensores, sem qualquer tipo de administração. E é o Projecto que era a minha primeira escolha no ano passado, e que agora tenho hipótese de melhorar. Yey!

Portanto estou contente, o dia correu-me bem e vi a escola outra vez. lol. O enunciado trabalho prático de BD2 (estou -me sempre a esquecer que tenho Bases de Dados 2) foi apresentado hoje, pelo que é mais tempo que vou perder a desenvolver uma aplicação Web que administre uma base de dados Oracle/SQL. Mas é algo relativamente simples. : )

E estou portanto sobrecarregado de trabalho, o que explica porque tenho estado meio-ausente da blogosfera. E agora os projectos que tenho por fora vão hibernar quase todos, excepto o Projecto Castelo Branco, porque estou simplesmente obcecado com ele. Já nem é pelo jogo em si, mas pela história. Quanto mais escavo mais perplexo fico e vadiar por milhares de pesquisas de sites obscuros usando ferramentas extremamente complexas tornou-se algo rotineiro. Se tivesse um super computador poderia tentar configurar uma IA básica para fazer filtragem inteligente de resultados (seria necessário um super computador porque são imensos resultados retornados, por vezes com centenas de páginas de informação).

Tenho muito trabalho mas estou feliz, pois sinto que há um propósito em tudo aquilo que estou a fazer, e o meu projecto escolar e os projectos pessoais que comecei têm propósitos bem grandes. : ) 

Trying to buy time @ craigslist (not Time Magazine, free time, free but not as in free beer... errrr I'm just saying...),
Kenny.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Esfalfo-me!!

Ainda não sei bem o que o verbo em si significa, e não me apetece procurá-lo no Google, mas eu ando soterrado de trabalho e esfalfo-me bastante com o mesmo. Esfalfo-me bu - é. : )

F*ck it, só queria mesmo escrever algo aqui,
Kenny.