segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Planos para Dezembro! xD

Ando sem tempo, o que implica que tudo o que queira fazer vai ter de esperar até Dezembro. : (

Mas neste mar de ocorrências, projectos, ocupações, inevitabilidades e situações inesperadas consegui tirar umas horitas ontem para ir ver o filme Harry Potter and the Deathly Hallows - part 1. Foi a melhor adaptação para cinema feita até agora de toda esta série. E isso é o melhor elogio que consigo arranjar! Gostei francamente do filme, e aconselho. Mas não substitui a leitura do livro, de resto é até aconselhável a leitura do livro para explicar certas acções que não são explicadas no filme. : )

Quanto aos planos para Dezembro... estou a pensar ir até Lisboa no fim do mês, não sei exactamente quando, visitar amigos e a Torre do Tombo. lol. =) Tenho aqui inúmeros documentos, com a sua localização, que quero consultar, e só mesmo lá indo (ou pagando um balúrdio) é que me consigo desenrascar. It will be fun fun fun!

Vou alterar um pouquinho (os mais incautos nem vão reparar, juro!) o blog, acrescentar umas features novas, alterar o player, e colocar umas páginas estáticas com algumas informações úteis. : ) Vou publicitar eventualmente um blog no qual ando a trabalhar (extremamente interessante!) e, quiçá!, re-organizar as labels dos vários blogs. : )

Bué planos fixes hu?! Com tempo nem um dia isto demorava, lol. : ) Mas eu espero fazê-lo num mês! Yeah!
Se o caminho é longo e perigoso? É! Valeria a pena se não fosse?! : )

Ando ainda perdido em pesquisas, já à uns mesitos, e no Sábado, por casualidade, encontrei inúmeros fóruns com disturbing posts. Os espanhóis odeiam-nos, e vêem-nos como uma província deles. God... get a life! Enfim, isto merece só por si um post completamente novo, tenho de ir comer e fazer um relatório... odeio a escola... é que nem nos pagam e ainda podem vender os melhores trabalhos! : (
Extremamente sexy,
Kenny.

27 comentários:

Bugs disse...

please tenta não ir no fds k vou a cb :P
em relação a escola, infelizmente é verdade... e pior, é k somos nós que pagamos à escola, e nem por isso ela nos trata com mais respeito... Eu votava numa restruturação escolar enorme... Do meu ponto de vista, o que precisamos é um "seminário de orixá" em várias areas deste país.. e não é cortar onde NÃO SE DEVE CORTAR!! desculpa o desabafo mas revolta-me essas coisas...

Kenny disse...

Na verdade temos um dos melhores ensinos superiores da Europa em termos de custos para o cidadão e condições oferecidas.

O problema é que não temos essa noção. Os custos em Inglaterra são proibitivos, e não há a cultura de ir para o Ensino Superior em países como a França ou a Espanha.

Em Portugal isso é perfeitamente normal, até expectável, que um aluno após concluir o Secundário ingresse numa Universidade.

Isto é excelente para melhorar o ranking de literacia de Portugal na UE, mas ao existirem tantos licenciados, a Licenciatura perde valor, pelo que os Mestrados têm uma outra concorrência... O problema é então acrescentado, pois como passam a existir imensos mestres o próprio Mestrado é algo banal, pelo que o Doutoramento é o caminho e talvez em vez de um, tirar um par deles e talvez uma especialização qualquer...

E é um descambar, em que um licenciado vale menos que um aluno que acaba de sair do Secundário... Mas não há solução, pois qualquer sistema alternativo é pior. lol.

Enfim, não penses muito na escola, passa por ela (as in termina isso), como eu já devia ter feito. : )

Beijo!

Bugs disse...

Eu de facto referia-me a nível da falta de apoio economico na educação, os cortes nas bolsas, o cortes para os escalões, a falta de funcionários nas escolas, a falta de professores, a falta de condições do próprio edificio... etc... etc... Poderia aqui continuar linhas e linhas.... Não estava a pensar numa reestruturação da educação, se calhar também seria preciso, mas a nível escolar... Meu deus! Acredita que somos dos piores da Europa.
Em relação ao ensino superior, sou do tempo que na EST um dito professor universitário escreveu no quadro: 3 X 4 = 15 e insistia nesse valor, só esclarecendo a sua duvida quando fez a conta na maquina... enfim. como este existem mais exemplos de profissiionais que tiram cursos por tirar sem terem capacidade para os mesmos, o mais preocupante é quando privadas aceitam qualquer tipo de alunos em areas como a saúde...
Enfim. Eu estou no 3º ano neste momento, graças a deus sem nenhuma cadeira em atraso. Contudo o meu curso são de 4 anos, na realidade, 3 anos e 1/2 uma vez que são 3 anos e 1 semestre. portanto se tudo correr bem acabo em Janeiro/Fevereiro de 2012!!!

Oscar disse...

Kenny, não concordo nada contigo quando dizes que não há alternativa! As universidades não devem ser vistas como a continuação do ensino secundário; para isso servem as escolas professionais. As universidades devem ser vistas como um sítio onde o objectivo é a procura do conhecimento, em primeiro lugar pelo valor do conhecimento em si, e apenas depois pelo valor economico (ou outros). O que se passa em Portugal é que o financiamento das universidades depende do número de "cabeças de gado" que estas têm, e por isso cada vez mais se usa a empregabilidade dos formandos como autêntica bandeira de marketing. O que é um erro enorme, porque relega a investigação para segundo plano. Salvo algumas excepções, quem vai para a universidade é quem quer continuar o objectivo desta: procurar aumentar o conhecimento humano. Muito mais podia escrever sobre isto, mas ao dizer mais, acabaria por dizer menos. Deixo apenas um vídeo onde se exemplifica o valor que têm a "curiosity based science" (apenas um exemplo de como e porque vale a pena procurar respostas, just for the sake of it):

ted link

Oscar disse...

Já depois de carregar no submit, apercebi-me de uma coisa que não está clara no comentário anterior: quando digo quem vai para as univs é quem quer continuar a função destas, isto não é a situação actual! Antes, deveria ter escrito que "quem DEVERIA ir para as univs, é quem quer continuar a função destas"

Kenny disse...

Ok, eu percebo o teu ponto de vista, mas no contexto actual, da forma como culturalmente nós - enquanto país - encaramos a ida para a Universidade, não vejo um sistema alternativo viável.

A visão de ir para a Universidade em busca de conhecimento já se perdeu à muito e é uma visão utópica e romântica!

Não tenho dúvidas que 90% dos alunos, ou até mais, apenas pretende o canudo e não o conhecimento correspondente. Eu no meu caso quero tanto absorver informação que ainda estou na escola! rotfl. :p

Vá lá Óscar quantas pessoas terminaram a tua licenciatura sem escreverem uma linha de qualquer linguagem de programação?!

Mas o estado do ensino em Portugal está bem melhor que nos países que referi, seja por custos ou por tradição cultural. E tenho conhecimento de causa desses meios, por amigos e família.

E em termos práticos, se tiveres um curso profissional, considerando os inúmeros licenciados no desemprego, achas que será possível encontrar emprego? : (

Enfim, eu por mim nem terminava a Licenciatura, pois ando ali à imenso tempo e ainda estou à espera de aprender algo pertinente (não digo que não tenha aprendido nada, não sou assim tão arrogante, acho!...), mas ainda não aprendi algo que me faça sentir que valeu a pena ir para o Superior...

bla bla bla, já estou a divagar DAMMIT! Qual era mesmo a minha linha de pensamento?! Oh well...

Basicamente, o problema é que as Universidades não servem mesmo o propósito inicial, como dizes. lol.

Já tinha visto esse vídeo algures, não o partilhaste no teu blog? :x

Abraço! :)

Oscar disse...

Ya partilhei o vídeo há algum tempo no meu blog. Já agora, não sei se leste isto, mas discuto este problema com bastante pormenor. Se ainda não o tiveres feito, lê e diz-me o que achas.

E sim, eu também acho que a segunda metade da minha licenciatura foi um desperdício. Quanto a parte de arranjar um emprego com um curso profissional, depende dos empregos suponho. Alguns dos melhores programadores que conheço ainda não acabaram o curso (nem devem acabar tão cedo). E nas palavras do Peter Norvig, o melhor programador que ele alguma vez contratou, só tinha o liceu feito. (qd encontrar o link, ponho-o aqui).

Bugs disse...

bem continuo a manter a minha opinião sobre os cortes... mas enfim, falando da vossa prespectiva, ok concordo em parte com o kenny, nessa situação de facto procura-se o ensino superior como continuação do secundário e pela ideia que se há tanto desemprego para quem só tem o 12º ano o melhor é tirar a licenciatura para não arriscar ter a mesma sorte... Wrong!!! mas prontos, já existem cursos saturados no mercado... mas adiante, não concordo a cerca de não existir alternativas.
Em relação a ti Oscar,a parte da investigação, era óptimo se muitos que fossem para o ensino superior procurassem a investigação, mas infelizmente não vejo isso acontecer, e então na minha área é um exemplo disso, onde os eua e o brasil já levam léguas de distância... :( Cada vez mais se diz, se procuras investigação vai para fora... Mas não concordo quando dizes que as pessoas vão a procura de conhecimento para a universidade... e pá isso foi no século passado, agora é mesmo um seguimento do secundário, terminam o 12º e quase se sentem na obrigação moral de ingressarem no ensino superior seja em que curso for, e agora com bolonha, e peço desculpa pela expressão, "putos" com 21 e 22 anos ja com licenciaturas sem saberem bem o que fazerem a seguir! E como são novos e o mercado de trabalho não está fácil, ou seguem para mestrado ou ficam na casa dos pais a espera não sei bem de que... Mas é evidente que pelo caminho se perdeu muito, como a desvalorização social do diploma e a qualidade da formação que também não é a mesma!!

E sinceramente não acredito que tenhamos um dos melhores ensinos superiores da Europa em termos de custos, uma vez que fomos o pais que mais cortamos nessa área em comparação com os outros, e sinceramente não vejo que as condições sejam melhores... Podes dar exemplos do que estás a falar Kenny?
Beijocas aos dois...

Bugs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bugs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bugs disse...

bem os outros dois posts foram removidos, simplesmente porque na primeira tentativa de colocar o posto, aparecia a informação de ser demasiado longo, então fui reduzindo até dar, e para minha surpresa apareceram vários :X sorry.

Oscar disse...

"One of the best programmers I ever hired had only a High School degree;"
--Peter Norvig, Research Director, Google

http://norvig.com/21-days.html

Bugs disse...

e já agora mais acrescento, não é preciso ter-se licenciatura para ser presidente: o caso do lula da silva, ex-presidente do brasil que tinha apenas a 4º classe e foi um excelente representante. E claro o caso bem conhecido, do primeiro ministro socrátes... cof cof!

Kenny disse...

Já sabia disso Óscar. :)

Também sou Geek!!! YEAH!

O Ensino Superior em Inglaterra é extremamente caro! Não é tão abusivo como nos Estados Unidos ($25000 por ano por uma licenciatura no MIT à 7 anos atrás... sem contar com os gastos com os exames Ad hoc!) mas caríssimo. Em Espanha / França não faz parte da cultura do país ir para o Superior, a minha prima e alguns ex-colegas do trabalho são disso exemplo.

O Ensino Superior em Portugal pode nem aparecer nos rankings, mas tem boas condições para o Ensino, comparativamente a outros países. O problema é que Portugal, como está integrado nessa manta de retalhos que é a UE, julga que está ao nível da UE em tudo, o que é altamente falacioso.

Considerando o país que temos, podemos estar muito felizes tanto com o sistema de ensino como o de saúde. E atenção, isto não significa que eu considere que estas parcelas estejam bem... mas este ano gastámos 9,2% do nosso pib na Saúde... E o governo injecta imenso dinheiro no Ensino Superior & Novas Oportunidades... como medida de controlo da Taxa de Desemprego, será que podíamos gastar mais? A verdade é que não. =x

Enfim, podia continuar a noite toda a falar disto, pois é algo incrivelmente extenso e a minha opinião é um pouco out of the box.

Abraços e Beijinhos!

Kenny disse...

E atenção, eu tenho um orgulho desmedido em ser português, um país que luta à 900 anos com quem só nos quer engolir... Mas ainda cá estamos.

Mas a verdade é que não estamos ao nível da Europa por culpa do Banco Europeu, cujos estatutos de direita só servem para lixar os chamados PIGS. Qualquer dia lembram-se que a Alemanha só consegue exportar tanto porque os países denominados PIGS são quase obrigados a comprar as suas m*rdas.

Se o Banco Europeu tirasse o pau que tem enfiado pelas nalgas acima (ou nos seus estatutos), saíamos da crise bem depressa, era só 'imitar' os Estados Unidos...

M*rda, comecei a divagar!!...

Ia dizer que nesta altura quem tem grandes Universidades é o Brasil, basta falar com os PALOPS para reparar nisso.

Porque é que no primeiro mundo as cadeiras são de pau? Lá tínhamos m*rdas almofadadas! :p

Sabem porque é que os professores não aceitam trabalhos em brasileiro?! 1) É plágio! 2) A língua nem existe!

Muahahahahahahahahahhaa!

Sabem porque é que no Yahoo Answers não aparece a bandeira portuguesa mas sim a brasileira? Porque os portugueses não têm dúvidas. rotfl. : )

Yeah! Isto já descambou. xD

Bugs disse...

Acham bem que a medida retire os escalões a imensas famílias? Já para não falar das alterações do RSI e respectivos abonos! Novas oportunidades são infelizmente confundidas com facilitismos, bem como o acesso a maiores de 23. Neste momento, com essas "oportunidades" nem precisas do 12º ano para ir para a universidade, conheço vários exemplos de quem só tem o 7º e 9º ano e entraram na universidade!! Enfim, estou a apanhar o vicio do divagar do Kenny :P. lol

Adiante, a nivel da saude a redução na comparticipação de alguns medicamentos... omg, principalmente da parte psiquiátrica... não vai faltar muito para veres nas ruas pessoas descompensadas a agirem como zombies ou piores!

Com estas situações, e tendo consciência que estamos em momento de apertar o cinto, considero que não se deve fazer para o lado dos mais magros... Pode parecer uma perspectiva algo "robin hoodiana" mas não é ao fragilizar os mais fracos e oprimidos que se faz um país!!! Sabes ao que isso ainda vai levar? A que tenhamos uma situação idêntica a que a França teve no final de 2005!!! E, nem imagino qual a capacidade de resposta de Portugal perante uma situação dessas... :x
Deixo aqui esta perola:
http://jornal.publico.pt/pages/section.aspx?id=68114&d=24-11-2010

Bugs disse...

sorry my mistake :S:S


bem cá está o link certo :P

noticiapublico

Oscar disse...

Divagando também um pouco, e fugindo à conversa das universidades, quanto mais penso mais me convenço de que o actual sistema económico é insustentável. E quanto mais nos aproximamos do neo-liberalismo, mais evidente se vai tornar outro dos seus maiores problemas (para além da insustentabilidade): tende a alargar as diferenças que já existam, i.e. a riqueza atrai mais investimento, que gera mais riqueza, e vice-versa para a pobreza. O que não augura nada de bom para nós enquanto país... (e atenção que também eu tenho um orgulho enorme em ser português, principalmente pelo nosso histórico desafiar das probabilidades :D )

Oscar disse...

Já agora, e divagando de volta para o papel que as universidades devem ter, acho que ambos vão gostar de ler isto:

http://www.cl.cam.ac.uk/~rja14/unauthorised.html

:-)

Kenny disse...

Hoje em dia mesmo os partidos ditos de esquerda têm políticas económicas de direita. E esta é uma política falhada. Já se sabe à anos que não funciona, porque não se muda? Será conservadorismo ou conspiração? lol.

Olinda, somos um país pequeno que gastou 9,2% do PIB em Saúde... isto é uma enormidade, considerando que muitos hospitais são privados e que o país tem tentado diminuir os seus gastos (os enfermeiros não são aumentados à 10 anos).

Não há nada a fazer, o FMI vai aparecer como grande salvador, obrigar o país a efectuar medidas ferocíssimas e quando sair o país poderá nem ter défice, mas também não terá futuro.

Como nota histórica, só um país sobreviveu até hoje às garras do FMI, e foi mesmo Portugal, pois após a saída do FMI entrou na CEE, o que permitiu, na altura, a entrada de 5 milhões de contos por dia. POR DIA! E assim sobrevivemos às dívidas contraídas pelas medidas impostas pelo FMI.

Há uns anos (2003 acho) uma empresa analista de mercados e bolsas estudou o caso português e não conseguiu explicar como, com as medidas de m*rda que tinham sido tomadas desde a entrada na UE, estávamos tão bem. Segundo essa análise deveríamos estar na bancarrota ou perto. A conclusão a que chegaram foi que foi graças à 'improvisação' que os sucessivos governos usaram aquando em tempos de crise... improvisação... é mesmo à Português! lol.

A França revolta-se por tudo e por nada, os nossos extremistas nem se conseguem comparar com os partidos moderados franceses. Já há muito que o Governo teria caído se tivéssemos uma forma francesa de fazer as coisas. = x

Nós estamos mal, mas vamos ficar muito, mas mesmo muito pior. A única forma que temos de controlar o défice é aumentando impostos, pois não podemos mexer na moeda (pois não é nossa, é europeia, e os estatutos do próprio Banco Central Europeu impedem que mexa na moeda - políticas económicas de direita). Mas o aumento dos impostos só nos tira poder de compra e afasta empresas do país, tornando, de facto, o país mais pobre.

A questão é que o país quando se falou de crise - quando a Grécia se revoltou - NÃO ESTAVA AINDA EM CRISE! O Sócrates é que cheirou milhões de € com juros baixos e também queria, para isso tinha de tomar medidas de austeridade (palhaçada) e estas medidas anunciadas sim que fizeram com que precisássemos mesmo de ajuda.

Como exemplo de uma política de direita que considero falhada temos a venda da VIVO, que estava a ter receitas absolutamente fantásticas e que foi vendida para os espanhóis.

Enfim, isto discute-se melhor ao vivo que pelo blog... há tanto a dizer. :\\\

Tek disse...

Eu acho que as mulheres bonitas deviam de usar decotes maiores.

Oscar disse...

Eu devia era ter ido para banqueiro.... fónix. Tinha um dos modelos de negócio mais antigos e mais seguros do mundo (empréstimo de €€€ com juros), e para além disso, se fizesse lucro, era para mim, se fizesse prejuízo, toda a sociedade ajudaria a suportar (fenómeno também conhecido como "nacionalização").

E só para ser do contra, eu acho que as mulheres bonitas NÃO deviam usar decotes!! (or anything else, for that matter!!) :D

Kenny disse...

Acabo de ouvir na Antena 1 que as manifestações são inúteis porque as mulheres de esquerda são feias e as de direita não protestam. xD

Oscar disse...

Sugeriram algum alternate course of action?

Bugs disse...

Bem vamos lá ver, os medicamentos baixam 6%, mas a sua comparticipação é reduzida em mais de 30%, pensem por voces mesmos… O fim das comparticipações do Estado aos medicamentos!!! Muito bem, é preciso apertar o cinto, então vamos dar exemplos. A risperidona que é uma medicação utilizada no tratamento da esquizofrencia com a comparticipação os utentes pagam a volta de 20 euros, e claro mais uma vez como Portugal tem um sistema de saúde fantastico , os comprimidos não chegam para um mês, pois só vêm 20 e tal , o que obrigada a compra de duas unidades no mesmo mês. Bem faria uns 40 euros, contudo, como fica decidido que deixa de ser comparticipado, fica por uns miseros 200 euros, que como foi explicado passam a 400 euros por mês!! Obviamente muitas pessoas não tem possibilidade de disponibilizarem essa quantia, logo deixam de comprar, ou seja, deixam de tomar a medicação, as consequencias ja se sabe: um aumento de perturbações e de comportamentos de violência graves e não há duvidas das consequencias graves a nivel social uma vez que afecta cerca de 100 mil utentes que sofrem dessa patologia!!!! E reparem, os utentes não tomando os medicamentos irá levar a mais internamentos com maiores custos para o Estado!!!
O ano passado, o Governo determinou que os pensionistas com rendimentos inferiores a 14 vezes o salário mínimo iriam ter medicamentos gratuitos, mas agora volta a ser alterado!!! A mudança na comparticipação dos medicamentos vai fazer com que cerca de um milhão de idosos carenciados e de baixos rendimentos passe a pagar mais. E com os cortes do RSI o cenário fica negro!!! E depois são os assistente sociais os culpados disto tudo!!! Lá está é quem dá a cara!!!

Bugs disse...

onde se le esquizofrencia é para ler esquizofrenia ;$

Kenny disse...

Bugs tens de pensar fora da caixa... em grande parte dos países o estado não comparticipa medicamentos, US of A, por exemplo...

E se mesmo assim gastamos quase 10% do PIB apenas em saúde...

Temos uma população envelhecida, é normal que esse tipo de cenários aconteçam. Não digo que seja bom, mas é o que podemos fazer...

O problema é que estamos habituados às comparticipações e aos subsídios... e a mama em tempos de crise fica sem leite para tudo! :\

O que preferes, comparticipação nos medicamentos ou pensões sociais? :S

Quem gere os preços dos medicamentos não é o estado, o estado está a endividar-se com essas comparticipações para oferecer aos utentes a possibilidade de se medicarem... o problema é a indústria farmacêutica que comete verdadeiros assaltos com os preços dos medicamentos. Se queres queixar-te de algo é disso, não culpes o estado. E em relação aos medicamentos existem os medicamentos de marca branca - geralmente chamados genéricos - que são semelhantes e muito mais baratos.

É o mesmo caso da gasolina, o estado durante anos pagou para que o preço não subisse, quando deixou de fazer isso foi um ver se te avias. Mas o país estava a endividar-se com isso.

Abomino muito mais o facto de todos os cidadãos do país pagarem os metropolitanos de Lisboa e Porto, que esses cortes orçamentais, que compreendo e aceito.