quarta-feira, 9 de março de 2011

O Festival Eurovisão

Os Flor-de-Liz, autores de Todas as Ruas do Amor. source.
Quando era pequeno o Festival da Eurovisão, que começava com a mesma música que os Jogos Sem Fronteiras, tinha o poder de me prender à televisão e ver aquilo de fio a pavio, esperando ansiosamente que Portugal ganhasse. Eu não me recordo da actuação da Dulce Pontes, que muitos consideram a melhor actuação portuguesa de sempre. No entanto recordo-me da Sara Tavares com o seu Chamar a Música, e nem preciso de pensar muito para referir Flor-de-Lis e Vânia Fernandes.

A Sara Tavares cantou uma música que os portugueses muito apreciaram - Chamar a Música - e que ficou no ouvido de quem a ouviu. Ainda hoje conheço a letra e não oiço a música há longos anos!

Recentemente não tenho dado tanta importância ao Festival e nem recordo o que aconteceu em 2010, portanto não vou falar nisso, mas lembro-me claramente do que aconteceu em 2009. Aconteceu 'Todas as Ruas Do Amor' dos Flor-de-Lis. A música é fantástica! A melodia é preciosa e a letra é um poema lindíssimo. Não ganhámos, mas mais uma vez foi com orgulho que vimos uma grande actuação de Portugal no Festival.

Em 2008 a participação também foi positiva com a Vânia Fernandes (tive de googlar o nome, não o recordava) com a música Senhora do Mar. É uma música com uma melodia bonita, e uma letra que - apesar de eu não conseguir apreciar em toda a sua glória - não destoa.

Portugal é um dos inúmeros países que não paga nada no Festival e que, como tal, tem de passar duas pré-eliminatórias para poder estar na final. Os países participantes têm de transmitir todo o Festival ao vivo e em canal aberto, e têm de garantir mais um sem-fim de condições para poderem participar. O Festival é político, e cada vez mais comercial! Mas isso não significa que Portugal não tenha de ser representado condignamente.

Em 1997 ficámos com 0 pontos devido à canção Antes do Adeus cantada por Célia Lawson. Nesta edição também a Noruega teve 0 pontos, o que implica que a concorrência não devia ser assim tão forte. De resto a música não merecia 0 pontos!

Já estão a ver a direcção desta postagem? lol.

Portugal é um dos países denominados clássicos, que costuma cantar na sua língua (elogiada como muito poética por vários países, basta ver os comentários no TuTubo), tocar melodias muito tradicionais, um folk português muito acentuado com influências célticas ou um fado clássico, com letras muito poéticas formando músicas agradáveis ao ouvido com uma excelente aceitação.

O Festival da Eurovisão sempre serviu para mostrar novos talentos, uma espécie de Operação Triunfo (aliás, a Operação Triunfo existe graças ao Festival) organizado a nível europeu, para atingir receitas fantásticas com uma noite de emissão em directo para um público possível de quase mil milhões de pessoas!! E este ano o nosso grande talento é o Jel?! O JEL?!

Vá lá, não havia nada de melhor?! É que se forem à final, que Deus não o permita, vão transmitir aquela imagem de Portugal para centenas de milhões de pessoas! E se traduzirem a letra ainda pior! Ridículo, ridículo, ridículo. É que lá fora a actuação dos Homens da Luta não vai ser vista como uma sátira pois nos países mais centrais do Euro - França, Alemanha, Benelux - a ideia que têm de Portugal é mais ou menos a transmitida. E eles nem cantam bem! E a música é... errr... não muito boa!

Eu gosto da ideia de artistas desconhecidos representarem Portugal, conheço conjuntos - Velha Gaiteira, Vento da Líria - que fariam muito mais, e que provavelmente conseguiam catapultar a carreira com a presença no Festival. Porque raio o Jel ganhou? Quem votou nele? Bolas!

Primeiro o Cavaco vence à primeira volta, e agora isto?

Enfim, estou triste com isto. Todas as Ruas do Amor é uma música lindíssima, A Luta é Alegria não é música.

Agora sei que estamos mesmo em crise,
Kenny.

Outras entradas portuguesas:
1998 - Alma Lusa - Se eu te pudesse abraçar - 12º posto com 36 pontos
1996 - Lúcia Moniz - O meu coração não tem cor - 6º posto com 92 pontos
1993 - Anabela - Cidade até ser dia - 10º com 60 pontos
1989 - Da Vinci - Conquistador - 16º com 39 pontos (mas toda a gente recorda isto!)

Entradas referidas na postagem:
1991 - Dulce Pontes - Lusitana Paixão - 8º com 62 pontos.
1994 - Sara Tavares - Chamar a música - 8º com 73 pontos.
2008 - Vânia Fernandes - Senhora do Mar - 13º com 69 pontos; na semifinal 2º com 120 pontos.
2009 - Flor-de-Lis - Todas as ruas do amor - 15º com 57; na semifinal 8º com 70 pontos.

Curiosidades:
Portugal não quis participar em 2002, a Letónia substituiu-nos acabando por vencer o Festival.
Portugal terminou em último 3 vezes, não tendo conseguido pontuar um par de vezes.
Há o mito que a Dulce Pontes terminou no 3º lugar quando participou.
Mais de 60 pontos costumam garantir o top 10, que conseguimos 9 vezes.

18 comentários:

Kenny disse...

Ok, no ano passado foi isto:

http://www.youtube.com/watch?v=PYzk4fuCY00

Fui ver de propósito. lol.

18º com 43 pontos, not bad! :)

Carla disse...

Não conhecia a música que a Vânia levou, mas ela é fantástica a cantar e tem uma das versões mais bonitas que já ouvi de 'Beatriz' (postei repetidamente esta música no meu blogue).

Esta música é poderosa!

É uma pena que valha mais a carne exposta que as cordas vocais poderosas...

Quanto à música deste ano... pois... humm... não sei...

Uma vez vi um alemão cantar de gatas, vestido de forma inenarrável, tendo ficado em 3º.

Se calhar até se safam bem. Se calhar...

Carla disse...

E a Célia Lawson não merecia 0 pontos.

Albicastelhano disse...

Dude.
Os homens da Luta é que bombam.
Vamos ganhar aquela coisa chamada Festival da língua Inglesa

Bugs disse...

que vergonha... tipo.. eu até pouco tempo pensei que fosse uma partid ou assim... mas a sério eles não vão ficar doentes ou assim e forçosamente terão que ser substituídos???

assim não há condições :X

Miúda da Ilha disse...

Vânia Fernandes é uma amiga minha. :) Tenho orgu|ho em dizê-|o... Tenho orgu|ho em tê-| conhecido. É uma cantora fora de série mas a música não foi bem esco|hida pra e|a... Jazz é o seu meio.

Este ano? Foi um sina| de descontentamento o facto de o terem feito... A confirmação quando ganhou. Já |i a|gures que não respeitam as regras do festiva| por isso... Para satisfação de muitos... Poderá nem ir.

Só deixo uma pergunta no ar. Zeca Afonso... António Variações... Simone d'O|iveira... Pau|o de Carva|ho... Não são música? Tenho pena então... Andei enganada este tempo todo.

Kenny disse...

@Uma Rapariga Simples: Fui ver a 'Beatriz', belíssima música!

Realmente a carne é cada vez mais importante, e o festival cada vez é mais comercial, basta ver a concorrente alemã do ano passado.

Nem a Célia Lawson nem as músicas portuguesas que ficaram em último mereciam, mas o festival da canção sempre teve uma forma de pontuação fácil de falsear. :\

Kenny disse...

@Albicastelhano: No ano passado apenas 3 países não cantaram na sua língua nativa, e nós somos dos países que mais vezes concorreu na sua língua nativa, o que nem é mau! A Vânia Fernandes deu uma entrevista a dizer que bastava levarmos canções que tivessem um verdadeiro espírito português para conseguirmos lugares meritórios e eu acredito nisso.

Os homens da luta reflectem o espírito português ?

Kenny disse...

@Bugs: Eu não acho que sejam assim tão maus, mas não me identifico com eles. O problema agora é o seguinte, como o Jel muito bem referiu na RTP: Eles ganharam de forma justa e devem portanto (visto que estamos num estado supostamente democrático) representar Portugal no Festival. Ganharam com o voto do público! O que nem é mau, porque se forem ao festival podem muito bem ter a melhor performance de sempre!!

Isto porque o televoto é muito mais importante do que o voto dos juízes... E o Jel arrasta multidões.

É uma faca de dois gumes, por num lado vai acentuar a péssima ideia que os países centro-europeus têm de Portugal, por outro pode eventualmente ganhar, caso os deixem participar.

Kenny disse...

@Miúda da Ilha: Estás a comparar esses grandes músicos - diria até lendas - aos Homens da Luta?! :S

O problema da música da Vânia para mim foi só e apenas a letra. Não tenho nada a apontar à soberba voz e a melodia é fantástica. Apenas a letra. E nem é que seja má, apenas eu não a consegui apreciar.

Se não forem é porque segundo as regras do Festival Eurovisão não se podem levar political statements a concurso, mas acho que eles vão poder concorrer, porque a paródia (não era bem esta a palavra, mas escapa-me a palavra correcta) ainda é permitida. Depende do ponto de vista de quem organiza o Festival.

O melhor é que se forem mesmo a concurso e votarem o dobro das pessoas que votou desta vez há até a hipótese _real_ de conseguirem o segundo lugar! (O primeiro vai ser quase de certeza alemão... again).

Carla disse...

Concordo contigo, há partes da letra da música que a Vânia levou que não enchem o ouvido, de resto, soberba.


Miuda C., oh pá, moça, o Kenny tem razão...

Albicastelhano disse...

Eu adoro-os

Bugs disse...

kenny:
"É uma faca de dois gumes, por num lado vai acentuar a péssima ideia que os países centro-europeus têm de Portugal, por outro pode eventualmente ganhar, caso os deixem participar."

sinceramente, o que se ganha em os ditos senhores, sinceramente para mim são parolos, vencerem o festival?
É que nem sequer ponho isto em causa... Mas levar uma imagem dessas para fora... e pá... ok o jel arrasta multidões neste momento porque se está numa de moda de reivindicações e tal... O grupo da Deolinda já se descartaram de qualquer associação as manifs...

sinceramente, havia MÚSICAS muito melhores do que isto.... :X

mantenho a minha opinião é ridiculo e parolo!

Miúda da Ilha disse...

Comparo sim. Comparo porque o que mais sa|ta ao ouvido são as |etras. E|es ficaram imortais mas não foram pe|as suas vozes p.e... Ou a Simone tem um vozeirão fora de série? Nada a ver... Não é a qua|idade voca| nem musica| que está em causa mas sim o conteúdo. É outro grito do povo.

Kenny disse...

@Uma Rapariga Simples: Ela domina jazz realmente... YouTube for the win. :)

Kenny disse...

@Albicastelhano: Porquê?

Kenny disse...

@Bugs: Nem sei que te diga. Já me têm dito tanto acerca disto... metade concorda acerrimamente comigo, outra metade quer ver a minha cabeça numa estaca.

Não têm qualidade musical, mas ganharam porque tiveram mais votos... logo... : S

Kenny disse...

@Miúda da Ilha: Os Homens da Luta não estão sequer perto da Simone, ou de qualquer um dos cantores citados em anteriores comentários. Não é um grito do povo, pois quando foram anunciados como vencedores do Festival RTP mais de metade do público saiu disparado. Ganharam porque são os Homens da Luta que arrastam só por si milhares de seguidores. Mas não acredito que consideres aquilo música. É que nem a letra... "E traz o pão e traz o queijo e traz o vinho". Isto não é protestar, é festarola! :-S

E eles vão seguramente ao Festival visto que a música foi 'vendida' como sendo uma sátira e não uma música de intervenção. :\