terça-feira, 13 de outubro de 2015

13 de Outubro

Cruz templária - source.
Aqui está um dia que me diz muito. 

Parte importante deve-se, claro, àquela longínqua Sexta-feira 13 de 1307, quando todos os templários em França foram presos por ordem do rei Filipe IV, o Belo. Suspeita-se que tudo começou numa das várias revoltas populares ocorridas na altura em França, devido à complicada e frágil situação financeira do Reino, e às consequentes acções de "partir a moeda" obradas pelo Rei. 

Durante uma dessas revoltas o Rei escondeu-se na Comenda da Ordem em Paris, onde terá visto inúmeras pedras e metais preciosos. A sua cobiça começou aí. 

Usando o carácter directo, frio e de poucos escrúpulos de Guilherme de Nogaret, que havia sido absolvido sob condições estranhas pelo Rei pelo crime de heresia - por ser albigense (o auto-correct quer que escreva albicastrense aqui, awesome!) - o Rei conseguiu colocar um papa Francês no trono do Vaticano, Clemente V. 

 Este papa viria a ter uma posição maioritariamente passiva em relação a todo o Julgamento dos Templários, delegando para Filipe IV o poder de julgar a Ordem, poder que era do ponto de vista jurídico, plenamente papal. 

Na altura a Ordem do Templo não tinha possessões no Outremer e a sua reputação junto do povo não era das melhores... A expressão "Bêbado como um templário" (ou templeiro, se quisermos ser preciosistas, templário é uma adulteração relativamente recente). O Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Molay, tentava arranjar apoios nas cortes europeias recusando-se a acreditar na perda da Terra Santa. O Rei Filipe IV chamou-o insidiosamente a Paris sob o pretexto de dialogar. O plano já tinha sido colocado em marcha. Guilherme de Nogaret tinha enviado cartas seladas a toda a França com ordens, e a indicação de só poderem ser abertas no dia 12 (ou 13, na verdade não me lembro disto de cor) de Outubro. Esta terá sido de resto das maiores rusgas policiais de todos os tempos! 

Então numa Sexta-feira, dia 13 de Outubro de 1307, os templários foram presos por toda a França, tendo Filipe IV enviado missivas aos reis de Inglaterra, Portugal e Castela e Leão para fazerem o mesmo, indicando-lhes ainda que as possessões dos templários eram na verdade francesas. Ahahahahahahha. :) 

 Julga-se que vem daí o mito do azar e da Sexta-feira 13. Também um lote importante de lendas sobre o tesouro dos templários, sobre o destino de muitos cavaleiros,... até mesmo sobre a morte em circunstâncias estranhas de Filipe IV e Clemente V. Não me vou alongar mais aqui. :) 

Neste dia sucederam mais coisas interessantes: 
- A primeira pedra foi colocada na que viria a ser chamada "Casa Branca". 
- Milhares de pessoas testemunham o último milagre de Fátima - Milagre do Sol - em 1917, na Cova de Santa Iria. 
- Nasce Luísa de Gusmão, espanhola e descendente de Afonso Henriques, viria a casar com D. João IV, primeiro Rei da IV Dinastia. Lembro-me desta porque ando a ler imensas coisas do período. Esta mulher foi fulcral na Restauração de Independência e não tem o crédito que deveria ter na nossa história. Sob a sua regência após a morte do marido foram conseguidas grandes vitórias sobre os espanhóis e ela soube rodear o filho - Afonso IV, supostamente sofria de doença física e mental - de excelentes conselheiros.

Curto estas m*rdas,
Kenny.

Nenhum comentário: