domingo, 25 de outubro de 2015

A mudança de hora

Eu sei que a medição do tempo é uma "invenção" puramente humana, um simples conceito que deveria servir para nos ajudar e apenas serve para nos aprisionar. 

Mas sinto sempre um certo fascínio quando vejo o relógio do laptop voltar sozinho uma hora para trás. É um dejá vu prolongado, um viajar pelo tempo emulado, uma hora ganha que na verdade apenas é emprestada... mas é-me tremendamente fascinante e não consigo entender a razão.  

Claro que eu também acho que as bolhas das bebidas gaseificadas são fascinantes... =x 

Gostaram da viagem? 
Kenny.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

21 de Outubro de 2015

Hoje é o dia para o qual Marty Mcfly e Doc Brown viajaram no Regresso ao Futuro II.






O que é fantástico é a forma como conseguiram prever imensas coisas, sendo a mais chamativa para mim uma chamada em video conferência num ecrã plano. 

Toda a gente se foca nas previsões correctamente feitas ou na hoverboard, ou até nas sapatilhas Nike que Marty usa. 

Eu quero, no entanto, agradecer por isto não ser moda:



The f*ck?!

Confundiu-me na primeira vez que vi o filme, e continuo a achar este capacete inútil. 

A sério, o que é que ele vai fazer?! Esmagar uvas à cabeçada?! 

The future is here,
Kenny.

sábado, 17 de outubro de 2015

My funeral soundtrack I

Esta semana fiz uns quantos seguros, todos eles com a palavra fatalidade escrita um monte de vezes e custos que cobrem quando eu ficar esticado na rua algures.
Depois de morrer não estou muito preocupado com o que seja, mas gostava de ter uma banda sonora fixe. lol!

Vamos começar pela música que me lembrei quando assinava o último e mais trágico dos seguros. : )


Open bar for the guys, open casket for the ladies!
Kenny.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

13 de Outubro

Cruz templária - source.
Aqui está um dia que me diz muito. 

Parte importante deve-se, claro, àquela longínqua Sexta-feira 13 de 1307, quando todos os templários em França foram presos por ordem do rei Filipe IV, o Belo. Suspeita-se que tudo começou numa das várias revoltas populares ocorridas na altura em França, devido à complicada e frágil situação financeira do Reino, e às consequentes acções de "partir a moeda" obradas pelo Rei. 

Durante uma dessas revoltas o Rei escondeu-se na Comenda da Ordem em Paris, onde terá visto inúmeras pedras e metais preciosos. A sua cobiça começou aí. 

Usando o carácter directo, frio e de poucos escrúpulos de Guilherme de Nogaret, que havia sido absolvido sob condições estranhas pelo Rei pelo crime de heresia - por ser albigense (o auto-correct quer que escreva albicastrense aqui, awesome!) - o Rei conseguiu colocar um papa Francês no trono do Vaticano, Clemente V. 

 Este papa viria a ter uma posição maioritariamente passiva em relação a todo o Julgamento dos Templários, delegando para Filipe IV o poder de julgar a Ordem, poder que era do ponto de vista jurídico, plenamente papal. 

Na altura a Ordem do Templo não tinha possessões no Outremer e a sua reputação junto do povo não era das melhores... A expressão "Bêbado como um templário" (ou templeiro, se quisermos ser preciosistas, templário é uma adulteração relativamente recente). O Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Molay, tentava arranjar apoios nas cortes europeias recusando-se a acreditar na perda da Terra Santa. O Rei Filipe IV chamou-o insidiosamente a Paris sob o pretexto de dialogar. O plano já tinha sido colocado em marcha. Guilherme de Nogaret tinha enviado cartas seladas a toda a França com ordens, e a indicação de só poderem ser abertas no dia 12 (ou 13, na verdade não me lembro disto de cor) de Outubro. Esta terá sido de resto das maiores rusgas policiais de todos os tempos! 

Então numa Sexta-feira, dia 13 de Outubro de 1307, os templários foram presos por toda a França, tendo Filipe IV enviado missivas aos reis de Inglaterra, Portugal e Castela e Leão para fazerem o mesmo, indicando-lhes ainda que as possessões dos templários eram na verdade francesas. Ahahahahahahha. :) 

 Julga-se que vem daí o mito do azar e da Sexta-feira 13. Também um lote importante de lendas sobre o tesouro dos templários, sobre o destino de muitos cavaleiros,... até mesmo sobre a morte em circunstâncias estranhas de Filipe IV e Clemente V. Não me vou alongar mais aqui. :) 

Neste dia sucederam mais coisas interessantes: 
- A primeira pedra foi colocada na que viria a ser chamada "Casa Branca". 
- Milhares de pessoas testemunham o último milagre de Fátima - Milagre do Sol - em 1917, na Cova de Santa Iria. 
- Nasce Luísa de Gusmão, espanhola e descendente de Afonso Henriques, viria a casar com D. João IV, primeiro Rei da IV Dinastia. Lembro-me desta porque ando a ler imensas coisas do período. Esta mulher foi fulcral na Restauração de Independência e não tem o crédito que deveria ter na nossa história. Sob a sua regência após a morte do marido foram conseguidas grandes vitórias sobre os espanhóis e ela soube rodear o filho - Afonso IV, supostamente sofria de doença física e mental - de excelentes conselheiros.

Curto estas m*rdas,
Kenny.

domingo, 11 de outubro de 2015

sábado, 10 de outubro de 2015

No more holidays!

Ontem foi o meu último dia de férias, têm sido umas excelentes férias!
  • Vi 4 temporadas do How I Met Your Mother.
  • Redigi imensos textos para outros projectos que tenho (inúmeros!). 
  • Refiz o Linode (ainda tenho de instalar os serviços). 
  • Comprei um ultrabook fabuloso.
  • Comprei uma guitarra e troquei cordas a outra.
  • Errr... gastei imenso dinheiro não-sei-bem-com-quê (not over yet!). 
  • Terminei uns quantos jogos: Heroes of Might and Magic 3, Limbo, 5 days a Stranger, 7 days a Skeptic 

E a minha família arranjou outro membro!


Eu chamo-lhe "Cão", mas tenho ideia que tem outro nome qualquer.

Precisava de mais uma semana de férias para fazer tudo o que quero, mas pronto, fica para o Natal ou Ano Novo ou talvez Páscoa!

Falta sempre algo,
Kenny. 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dumouriez - An account of Portugal - 1766

Enquanto fazia as minhas pesquisas encontrei um excerto que achei engraçado num livro escrito pelo General Dumouriez, um general francês, em 1766: An account of Portugal.

O autor passa o livro todo a rebaixar os portugueses e até mesmo os espanhóis e o tradutor avisa que removeu palavrões e adjectivos depreciativos para não indignar nenhuma das duas nações. 

No entanto achei o seguinte excerto interessante. 

General Dumouriez - source wikipedia!
It is with astonishment we read in the page of history that the Spaniards have almost always been beat by the Portuguese. On a near examination of the two people, it appears that a greater degree of contempt than hatred subsists between them. This contempt of the Spaniards does not, however, appear to be consistent with their fatal experience of Portuguese valour. It seems to be an innate infatuation in the Spaniards to afford such a certain advantage to the Portuguese, who must be subdued, without resource, by the arms of that courageous people, if they employed in their wars against Portugal the same understanding that they manifest against the other nations of Europe, whom they respect more. It appears also from history, that this contempt does not arise from any predominant principle, but is itself the fundamental cause of that continual disgrace which the Spaniards have suffered whenever they have carried their arms into Portugal. 

Este general passou os anos de 1765 e 1766 em Portugal e apresenta no livro uma descrição negra e bastante parcial dos portugueses. No entanto tudo o que implique franceses é do bom e do melhor... Custa, mas ler diferentes fontes de diferentes países é sempre bom, permite cruzar dados e entender diferentes pontos de vista. 

Very f*cking interesting,
Kenny.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Bilson's game

Ando de novo a ver HIMYM enquanto faço outras coisas, não me lembro de quase nada disto!



What would you do? Go. 
Kenny.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

A bola da Malta

Eu não costumo postar porque ando sem tempo, agora só quando penso em algo demasiado tempo e sinto a necessidade de desabafar ou falar nisso é que me lembro do blog. 
E muitas vezes essa vontade desvanece antes de eu ter a oportunidade de escrever. 

Não neste caso. 

Adoro jogar à bola. Mas há 3 anos e umas semanas, ia perdendo um colega naquele ring. Ele está bem, recuperou - após muuuuuito tempo - e apesar de já não jogar ali (eu provavelmente também não jogaria) sei que ainda joga de vez em quando. 

Esse dia foi terrível e traumatizante. 

Há 2 semanas ia-me sucedendo a mim. Numa jogada vagarosa, uma entrada nada agressiva e um simples desequilíbrio e lá mergulhei eu de cabeça contra o cimento. Reagi depressa, meti os braços à frente e eles ficaram com os danos. 

No minuto da queda tudo parou, quase todos os que estavam ali viram como tinha acontecido anos antes e a semelhança foi assustadora. Houve um alívio palpável quando me levantei com marcas nos braços, acho que pensámos todos o mesmo. Damn. 

Não consigo deixar de pensar nisto.

E este fim de semana não foi melhor, cheguei a casa com os pés num estado absolutamente lastimável, nojento até. 

Mas adoro jogar à bola, so f*ck it!
Kenny.