quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O problema do perfeccionismo

Hoje terminam oficialmente as minhas férias. Foram 4 dias fantásticos com inúmeras introspecções e trabalho que consegui adiantar (falarei disto daqui a uns dias).

Tinha planificado começar a colocar inúmeros posts nos outros dois blogs que mantenho, ambos com cariz muito específico: história albicastrense (vulgo de Castelo Branco) e tecnologia.

O problema é o meu descontentamento comigo mesmo, o meu perfeccionismo bacoco que não me leva a lado nenhum porque efectivamente se coloca entre eu e os meus objectivos.

Exemplo I: Tenho uma postagem preparada, escrita vista e revista para ser o mais clara possível, com imagens e aquilo a que chamam infográficos (que não passam de gráficos com uma cara lavada). Noto entretanto que me faltam as fontes de algumas frases importantes que são fulcrais nos raciocínios efectuados.

Possível reacção de uma pessoa normal: Posto isto na mesma de quando me apetecer (que pode ser nunca) coloco as fontes, ou só as coloco se alguém as pedir.

Reacção minha: Isto assim nem faz sentido, prefiro ficar com isto a marinar até ter tempo de pesquisar as fontes de entre os milhares de livros que tenho para aqui.

Exemplo II: Tenho uma pequena postagem algo técnica para publicar, já vista, revista e testada. Entretanto descubro que há algo de semelhante ou que a versão de uma possível aplicação que usei não está já actualizada... f*ck!


Reacção de uma pessoa normal: Publico na mesma, pode ser útil na mesma.

Reacção deste que vos escreve: Deixo o post a marinar até ter tempo de refazer isto na nova versão ou com este novo processo que li há dias.

Exemplo III: Descubro que imagens que me deram um trabalhão descomunal proliferam pela rede social mais famosa do universo conhecido, sem qualquer tipo de atribuição.

Reacção de uma pessoa normal: OH C*RALHO! E atribuição não?! Não viram que isto está licenciado? FDP!

Reacção deste orgulhoso ser humano: Que s'a (s'a é um daqueles linguismos de aldeia mágicos, tradicionais e cheios de testosterona) f*dam! (sim, eu tenho sérios problemas com estas palavras do português real, um dia vou retirar todas estas censuras, prometo!) Daqui já não levam mais nada! Fecho o tasco e nunca mais revelo as histórias impressionantes que desencantei sobre este monte no meio do planalto! Muaaahhahaha (evil laugh follows)!...

O problema é que nem agora que estive de férias arranjei tempo de rever os inúmeros rascunhos que tenho guardados. Começo a ficar preocupado com o efeito bola de neve.

I'll just drop everything eventually!
Kenny.

8 comentários:

Carla disse...

Então faça favor de vir pela foz do Mondego e vir beber um cafezinho mais eu. Vale? Eu prometo que me porto bem. :D

Kenny disse...

Prometes? Então está bem! Os termos do café são aceitáveis. :P

Tenho de arranjar tempo, não deve ser difícil! :D

Carla disse...

Prometo! Oh pra mim com ar solene. :D

Então veja lá isso que eu este fds vou estar por lá na Criativa. ;)

Anônimo disse...

Kenny, naquela que é talvez a *única* afirmação do Zuckenberg com que concordo, "done is better than perfect". :)

Acredita, vindo de quem sofre do mesmo "mal" que tu, por vezes é mesmo melhor feito do que perfeito.

/the K (rishna) dude

:P

Kenny disse...

@Uma Rapariga Simples: Este fim de semana vou andar a passear por Sintra, inscrevi-me nuns passeios pela serra. :\

(Fizeste-me ir ao Google pesquisar por Criativa para saber o que era, e até fiquei com vontade de ir, por razões que eventualmente serão transparentes. :P )

\o/

Kenny disse...

@Anónimo: Eu continuo a preferir a minha maneira. lol.

Carla disse...

lol
Acabei de vir de lá, pelo que tenho visto, estou a gostar.

Bom passeio. ;)

Kenny disse...

Tens de postar sobre isso! :)