quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Feira Medieval


No fim de semana passado realizou-se uma feira medieval em Castelo Branco e inseridos nela alguns  espectáculos: tomada do castelo, cantos gregorianos e justas. Houve ainda animação com música de época (folclore não é exactamente medieval, mas sendo algo de regional eu até aceito), animais (cavalos, corujas, burros...) e imensas barracas de comes e bebes e venda de tralha. 

Se calhar é importante salientar que a feira se realizou no castelo, naquela que seria a alcáçova da fortaleza de Castelo Branco

No Sábado realizou-se uma teatral tomada do castelo, teatralizada por vários grupos de Santa Maria da Feira, de uma forma divertida e cativante. O problema para mim não foi o grupo em si, não foi a música épica que colocaram enquanto os mouros atacavam, não foi o facto de não usarem as designações de épica (templeiros e almoádas), nem sequer foram as falhas no sistema de som que impossibilitavam de ouvir excertos dos diálogos, foi a impressionante imprecisão histórica do que foi dito. Não  me estou a referir a fatos, embates ou armas, não falo de nada do que envolva logística, falo do que foi dito pelo actor que personificava o mestre templário. 

Este texto foi-lhe claramente colocado na mão, não espero que alguém que vem de Santa Maria da Feira (lovely place btw) saiba o que quer que seja sobre Castelo Branco. Primeiro falou da doação da Açáfa como início da história templária de Castelo Branco, indicando os 945 anos de história templária da cidade (nem me dei ao trabalho de fazer a conta matemática, é óbvio que está errada), depois quem atacou a fortaleza de Castelo Branco, capital templária, foi Almançor, que eles chamaram de al-Mansur - a sua forma original.

Este homem foi o responsável por reconquistar tudo o que Portugal tinha conquistado a sul do Tejo (na verdade, Évora safou-se estoicamente), como represália à conquista por D. Sancho I do castelo de Silves. Este al-Mansur esbarrou num senhor grão-mestre templário chamado Gualdim Pais, com os seus 72 anos, no castelo de Tomar em 1190, dando origem à Porta do Sangue e a um monte de outras lendas e histórias que enaltecem o espírito de tal mestre. 

al-Mansur retirou nessa data para o outro lado do estreito, voltando apenas a atacar a península quando se sentiu ameaçado pelos castelhanos, tendo-os derrotado em 1195 na Batalha de Alarcos, onde ganhou a alcunha pela qual é conhecido, al-Mansur, o Vitorioso. Depois disso, firmou a paz com toda a gente e voltou para a pátria, onde tinha o plano de construir a maior mesquita do mundo, a mesquita de Hasan. Morreu antes de conseguir concretizar esse sonho em 1199.

Eu sei que estou a ser aborrecido, mas aguentem só mais um pouco!

Castelo Branco só começou a designar-se Castelo Branco numa carta (na verdade, uma bula) enviada aos templários pelo papa, onde este ratificou a posse dos templários desta e de Rodam - hoje Vila Velha de Ródão - por volta de 1245. O foral de Castelo Branco data de 1213 ou 1214 - esta data é imensamente discutida - e doação deste terreno aos templários ocorre na mesma altura ( veja-se que a doação da Açáfa não tem nada que ver, visto que os templários não popularam a região como deveriam e como tal tanto o nosso primeiro rei como o D. Sancho I procederam a inúmeras doações ).

Anyway, obscuridades históricas à parte dá para perceber que Almançor morreu muito antes da altura em que Castelo Branco era efectivamente Castelo Branco, a capital templária das Hispânias (Portugal, Leão e Castela).

(Sinceramente não sei se se escreve almoádas ou almôadas, portanto escolhi uma ao calhas recorrendo a uma moeda!)

E sim, isso chateou-me. 
Kenny.

6 comentários:

Carla disse...

Saltei a descrição toda da parte histórica, parei na Feira (boa terra, ótimas fogaças), percebi que estás chateado e pronto. Para uma leitura em diagonal, até acho que fiquei a saber muita coisa.

Ouça lá, mas recebeu mais propostas do que a minha? Ai... espero que tenham sido subtis (comá minha), caso contrário tenho de ir uns pares de estalos a quem? >:(



(acordei de madrugada, dormi pouco, já me enervei, bebi cafeína e licor de cereja. está explicada a histeria, né? ;)

Kenny disse...

Sim, sim, nota-se que dormiste pouco. Já me aconteceu, o que vale é que durante as férias ninguém se importa. :)

Vais ter que partir para a agressão muito depressa. :x

E sim, estava meio chateado. Já passou! :)

Carla disse...

Na tou gostando, ai! Descaradas as mocinhas. Vou já virar lavadeira. humpf

Ufa, ainda bem que deste por ela. ;)

Kenny disse...

lol. You're funny. :)

Carla disse...

Pois sou, a despeito do meu blogue. ;)

Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.