quinta-feira, 19 de maio de 2011

Recycle Bin Laden

Como é óbvio todo o Universo conhecido está à espera que eu divulgue a minha opinião sobre a grande notícia deste mês: o assassinato a sangue frio do Bin Laden.

Para mim isto foi um golpe. Um grande golpe. As fotos divulgadas do Bin Laden com a cara desfeita foram - uma hora depois de tornadas públicas! - reveladas por vários media como sendo falsas.

Nem é preciso ir muito longe para ver as incongruências que têm vindo a público, mas eu vou falar numa que não vi ainda escrita em lado algum: Então os serviços de inteligência dos Estados Unidos da América encontram o Saddam literalmente num buraco no deserto, e não encontram o Bin Laden num complexo de luxo, todo artilhado, a 50 Km da capital do Paquistão?! Onde ele esteve, segundo eles, os últimos 5 anos?!

Muitos não sabem, mas antes do 11 de Setembro o Bin Laden era um oficial da CIA, estava no seu payroll e foi graças ao know how que adquiriu ao seu serviço que se tornou num multi-bilionário! Ele fazia diálise numa clínica do Kuwait ligada à CIA imediatamente antes do 11 de Setembro... Não vou falar dos atentados, porque a minha opinião sobre os mesmos é bastante alternativa, mas esta morte tem tantas variáveis mal explicadas!

O Saddam teve uma execução pública, cujas fotos chegaram ao público e que são absolutamente chocantes. O Saddam até teve direito a um julgamento (com sentença há muito definida, mas pronto), e o Bin Laden levou com um tiro nos cornos e foi sepultado no mar? Para não haver possibilidade de serem criados shrines ao 'terrorista'?

Antes de mais, assassinar quem quer que seja é crime, mesmo em tempo de guerra assassinar pessoas indefesas é crime. O Bin Laden não estava armado. Bin Laden merecia um julgamento, como todos merecem. Merecia ser ouvido. Nós merecíamos ouvir o que ele tivesse a dizer.

O que eu honestamente acho é que o Bin Laden morreu há muito, e que isto não passou de pré-campanha eleitoral numa altura em que o Obama perdia pontos nas sondagens. Agora voltou a euforia do povo americano em torno do seu líder, e enquanto as ovelhas andarem contentes...

Hope never dies,
Kenny.

3 comentários:

Zé da Trouxa disse...

Eu também acho que há muita coisa mal explicada. Para mim o caso mais flagrante nem é este mas o facto de depois dos aviões terem embatido nas torres gémeas alguém ter achado no chão perto das torres um passaporte em perfeitas condições de um dos terroristas.

Como em todos os assuntos de política há sempre muito mais por trás.

gauthma disse...

Por muito contraditórias que sejam as coisas, não acredito que isto seja informação falsa. Primeiro porque a não ser que isto [1] tenha sido feito de propósito, houve de facto uma intervenção militar no Paquistão. Depois, se isto fosse inventado, acho que teria sido de facto melhor inventar que o tinham encontrado numa caverna perdida, e não num país que, para todos os efeitos, é um aliado dos americanos. Dito isto, é de facto muito estranho que, se ele ofereceu tão pouca resistência, o porquê de não o terem apanhado vivo. Não faz sentido. Enfim, só resta esperar que alguém ponha a história na Wikileaks... Finalmente deixo aqui a reacção de Noam Chomsky a isto tudo [2]: We might ask ourselves how we would be reacting if Iraqi commandos landed at George W. Bush’s compound, assassinated him, and dumped his body in the Atlantic.

[1] - http://mashable.com/2011/05/02/live-tweet-bin-laden-raid/
[2] - http://www.guernicamag.com/blog/2652/noam_chomsky_my_reaction_to_os/

Carla disse...

Isto cheira-me a esturro.
Estou contigo, na tua ideia.